Foto: Ascom PMP

Números da Bauernfest: mais de 64 mil litros de chope e quase 5 mil toneladas de salsichão foram consumidos

Petrópolis se vestiu com as cores da Alemanha para homenagear os colonos e realizar uma das mais importantes festas: a Bauernfest. O evento chegou a sua 33ª edição e aconteceu de forma presencial (pela primeira vez após o início da pandemia) no Palácio de Cristal (reformado e entregue pela Prefeitura depois de mais de dois anos de obras). A festa atraiu milhares de pessoas, que durante os 17 dias do evento, consumiram mais de 64 mil litros de chope (artesanais e da Cervejaria Império – patrocinadora do evento) e quase 5 mil toneladas de salsichão.
A 33ª Bauernfest começou no dia 12 e encerrou em 28 de agosto, com uma intensa programação cultural contando com desfiles, concursos, apresentações musicais e dos grupos folclóricos, palestras, teatros, jogos germânicos, entre outros realizados no Palácio de Cristal e arredores, no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça da Liberdade e no Museu Casa do Colono. O evento é promovido pela Prefeitura com apoio do Clube 29 de Junho e patrocínio da Cervejaria Império.
“Foi uma grande festa. A cidade estava lotada e preparada para receber os visitantes. Petropolitanos e turistas puderam aproveitar a nossa maior festa, que foi realizada com muito carinho”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Só temos a agradecer a todo empenho e colaboração de todas as secretarias, do Clube 29 de Junho e de todos associações e grupos folclóricos. Juntos conseguimos realizar a Bauer que foi um sucesso”, ressaltou o prefeito.
Nos três finais de semana da festa, 976 veículos de turismo – entre ônibus e vans – foram adesivados pelas equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) no posto montado na subida da Serra, na BR-040. A ocupação hoteleira também ficou alta, nos três fins de semana da festa, com destaque para o último fim de semana. De acordo com os dados do Disque Turismo, a média de ocupação ficou em 85,82%. Nos hotéis do primeiro distrito e arredores, a taxa foi de 88,83%.
“Superamos todas as dificuldades e desafios e conseguimos realizar uma festa bonita, organizada e que movimentou a nossa economia. A Bauer gerou emprego e renda, nossos hotéis, principalmente do primeiro distrito, ficaram lotados, mostrando a recuperação do setor turístico”, comentou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Além da gastronomia, a Bauernfest também valoriza a cultura germânica. Durante os 17 dias de festa, foram mais de 200 atrações culturais. O desfile de encerramento da festa, no domingo (28) contou com mais de 300 pessoas. “Com envolvimento de toda a Prefeitura e apoio dos grupos folclóricos conseguimos elaborar uma programação extensa que valorizasse a cultura alemã. Foi uma festa linda, rica de cultura e valorização da contribuição do povo germânico na construção da história de Petrópolis”, destacou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: