Foto: Ascom CMP

LEGISLATIVO MUNICIPAL RETOMA O PROJETO CÂMARA MIRIM

Dezessete crianças de 12 escolas municipais participaram, nesta segunda-feira (19/09), da 33ª edição do projeto Câmara Mirim. Criado em 2001, o projeto busca aproximar a Câmara Municipal da população, oferecendo a crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciarem um dia como legisladores. Os alunos são selecionados a partir de redações propostas em suas escolas e participam, como vereadores mirins, de uma sessão plenária completa, com eleição da Mesa Diretora, confirmação de presença, apresentação e defesa de indicações e votação. Todas as indicações aprovadas serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Hingo Hammes destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã das crianças. “Ver estas crianças tão engajadas, tão preocupadas com questões da sua comunidade e da sua cidade, nos dá a certeza de que teremos adultos cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade. O projeto é uma iniciativa fantástica, que aproxima o Legislativo da população e desperta nas crianças o interesse pela política, que é instrumento de desenvolvimento e transformação”, frisou, destacando a presença feminina no parlamento – dos 17 vereadores mirins, 9 eram meninas.
Os vereadores Domingos Protetor, Fred Procópio e Yuri Moura também acompanharam de perto a sessão. Presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, o vereador Yuri Moura citou a representatividade dos vereadores mirins. “Fico feliz de ver que a gente avançou na pluralidade e na representação que o parlamento precisa ter. Temos mais mulheres, mais negros, gente de mais bairros. São representantes que, através de suas ideias alcançam os mais diversos segmentos – educação, cultura, infraestrutura, transporte. Nos dá esperança de que, daqui a alguns anos, tenhamos mais a presença do povo nesta Casa”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Adriana de Paula, fez questão de parabenizar as equipes gestoras, professores e alunos. “Estou extremamente orgulhosa. Me emocionei em vários momentos hoje ouvindo as indicações, as propostas de cada um”, elogiou.
Durante a sessão, os vereadores mirins defenderam e votaram suas indicações, que incluíam incentivo a projetos turísticos e culturais, pedidos de melhorias em serviços públicos e reparos estruturais em ruas e equipamentos públicos, entre outras. Todas foram aprovadas e serão levadas pela Câmara, seguindo o rito legal, para análise do Poder Executivo.
Os trabalhos desta 33ª edição do projeto Câmara Mirim foram conduzidos pelo presidente Arthur Stulppen Guimarães (Escola Santa Luiza de Marillac), ao lado da 1ª secretária, Maria Fernanda Bragança Resende (E.M Major Theófilo de Carvalho); da 1ª vice-presidente, Esther Muller de Oliveira (E.M. Celina Schechner); da 2ª vice-presidente, Maria Luisa Gonçalves de Oliveira (E.M Major Theófilo de Carvalho); e do 2º secretário, Carlos Alberto Ferreira Duarte (E.M. Amélia Antunes Rabello).
Também participaram da sessão os vereadores mirins Maria Luísa do N. Cardoso (E. M. Celina Schechner), Kauan de S. Oliveira (E. M. João Kopke), Patrícia Amarante Augusto (E. M. Pedro Amado), Pedro Henrique Pereira Lopes (E. M. Robert Kennedy), Giulia Borges Oliveira (E. M. Santa Terezinha), João Cleber (E. M. Santa Terezinha), Thayla Letícia da Silva Oliveira (E. M. Vereador José Fernandes da Silva), Ivan Mello do Carmo (E. Monsenhor João de Deus Rodrigues), Paloma da Silva Ciriaco (E. Paroquial do Loteamento Samambaia), Gisele Barbosa (E. Santa Luiza de Marillac), Gabriel Gonçalves dos Santos (E. Santa Luiza de Marillac), e Gabriel Pombo Oliveira (Escola das Comunidades Santo Antonio).
O Projeto Câmara Mirim foi criado em 2001 e passou por uma alteração, em 2013, incluindo as escolas particulares no projeto. São realizadas duas edições por ano, uma a cada semestre, havendo um revezamento entre escolas públicas e particulares. O projeto foi suspenso durante a pandemia, em função das restrições impostas pela Covid-19, e foi retomado agora.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: