Novo fórum de discussão de políticas públicas e para a tomada de ação coordenada entre o governo e a sociedade civil organizada, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil realizou, na segunda-feira (19/12), uma reunião extraordinária. O encontro, convocado pelo prefeito Rubens Bomtempo, teve o objetivo de mobilizar todos os atores envolvidos na prevenção aos desastres, tendo em vista o início do verão e a previsão de chuvas para a semana, no período que abrange a terça-feira (20) até a quinta (22/12).
“O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil foi criado justamente para que pudéssemos ter, em um só local, o governo; todas as entidades envolvidas na prevenção e resposta aos desastres, como as concessionárias; e a comunidade, que voltou a ser organizada através dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Sempre tivemos uma preocupação especial com a Defesa Civil desde quando criamos a secretaria, em 2013, e as catástrofes climáticas de fevereiro e março mostraram que é preciso ainda mais avanços e organização”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo.
Na reunião, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers, apresentou o panorama meteorológico previsto para a semana. Também foi apresentada a nova identidade visual da comunicação de alertas da Defesa Civil. O material foi criado para tornar a linguagem mais clara e simples. “A comunicação deve ser sempre facilitada em casos de chuva. Por isso, estamos procurando efetivar a relação com a população, principalmente estreitando os laços com a comunidade”, disse Kempers.
Conselho e Fundo já têm regimento interno aprovado
Os regimentos internos do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil foram aprovados na reunião ordinária do Conselho, na última quarta-feira (14), por unanimidade. Durante a reunião, também foram apresentadas sugestões para aperfeiçoar o Plano de Contingência para o verão 2022/2023. Além disso, foi destacada a importância do mapeamento participativo, trabalho feito pela Defesa Civil junto às comunidades.
“É muito importante que a população participe do Conselho, em especial as pessoas que compõem os Nudecs. Desta forma, vamos conseguir sensibilizar a todos sobre a necessidade de prevenção. Promovemos oficinas para explicar o funcionamento dos pluviômetros, capacitação de motoristas em caso de inundações e simulados de evacuação em áreas de risco. Mas a participação ativa da população é fundamental para que todos saibam como proceder”, disse Gil Kempers.
A reunião ordinária do Conselho também decidiu os eixos temáticos das Câmaras Técnicas, que vão nortear as ações do Conselho: Constituição e Justiça; Educação para o Risco; Pesquisa e Tecnologia em Defesa Civil; Ações Sociais para Fortalecimento Comunitário; Orçamento, Finanças e Fiscalização; e Comunicação de Emergência.
Leia também
-
Prefeitura reforça importância de participação do novo governo no plano de recomposição do Fundo Previdenciário
-
A Diocese de Petrópolis celebra o Dia Mundial dos Pobres com ações sociais
-
Agora é lei: gestantes, parturientes e puérperas terão plano municipal voltado para a saúde mental e assistência psicossocial
-
AGORA É LEI: Petrópolis cria o Programa “Ajuda Pet” para apoiar animais em vulnerabilidade
-
Prefeitura disponibiliza imagens das câmeras do Cimop no site