Ao registrar em 24 horas um acumulado de chuva acima de 100 mm em alguns bairros de Angra dos Reis, metade do que era previsto para todo o mês, a Defesa Civil do município entrou em estado de atenção entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta, 7 e 8 de fevereiro. Não há desabrigados ou desalojados na cidade, assim como não houve a necessidade de enviar avisos de evacuação aos moradores.
O bairro da Enseada foi o que registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24h, chegando a 102 milímetros, seguido por Monsuaba – 100 mm – e Vila do Abraão (Ilha Grande), Camorim, Retiro, Pontal, BNH (Jacuecanga) e Praia das Goiabas, na Vila Histórica de Mambucaba (média de 85 mm).
As mensagens integrantes do Sistema de Alerta e Alarme (SMS, WhatsApp, Telegram e outros) foram enviadas a partir das 16h30 de terça-feira, 7 de fevereiro, informando sobre a possibilidade de chuva aos moradores e, nesse momento, colocando o município em estado de observação; quando os pluviômetros começaram a detectar altos índices pluviométricos, a partir das 23h do mesmo dia, novas mensagens foram enviadas, evoluindo o cenário para o estado de atenção.
A ocorrência mais expressiva está relacionada ao escorrimento de lama no bairro da Encruzo da Enseada. O material atingiu algumas residências e fechou a via. Na manhã desta quarta-feira, equipes de engenharia das Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas, Defesa Civil e Serviço Público estão indo para o bairro, na intenção de efetuar uma análise da situação e ouvir os moradores.
Ao longo do dia, equipes de engenharia seguiram para avaliação de vários pontos, como a Estrada da Ponta Leste, onde existem pontos de escorregamento. As equipes investigarão a necessidade e isolar a área ou adotar outras medidas preventivas.
A Defesa Civil pede a atenção de todos que estejam trafegando pelas vias do município (Estrada do Contorno, BR-101, RJ-155). A saturação do solo está alta e há previsão de que a chuva se estenda pelas próximas horas, o que faz com que riscos de deslizamentos e quedas de árvores não sejam descartados.
Leia também
-
Inscrições abertas: Estácio Teresópolis e Lar Jolie oferecem curso gratuito de Cuidador de Idosos
-
Teresópolis participa do Rio Mountain Festival 2024
-
‘Fortalecer a Resiliência na Região Serrana’: Seminário Estadual de Defesa Civil é realizado em Teresópolis
-
Grupo petropolitano Palhastônicos vem fazendo temporada com espetáculo circense “Velho Circo, Novo Mundo” pelo estado do Rio
-
Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Búzios inicia Operação Choque de Ordem nas praias do município