Foto: Ascom Prefeitura

Chuvas deixam Defesa Civil de Angra em estado de atenção

Ao registrar em 24 horas um acumulado de chuva acima de 100 mm em alguns bairros de Angra dos Reis, metade do que era previsto para todo o mês, a Defesa Civil do município entrou em estado de atenção entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta, 7 e 8 de fevereiro. Não há desabrigados ou desalojados na cidade, assim como não houve a necessidade de enviar avisos de evacuação aos moradores.
O bairro da Enseada foi o que registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24h, chegando a 102 milímetros, seguido por Monsuaba – 100 mm – e Vila do Abraão (Ilha Grande), Camorim, Retiro, Pontal, BNH (Jacuecanga) e Praia das Goiabas, na Vila Histórica de Mambucaba (média de 85 mm).
As mensagens integrantes do Sistema de Alerta e Alarme (SMS, WhatsApp, Telegram e outros) foram enviadas a partir das 16h30 de terça-feira, 7 de fevereiro, informando sobre a possibilidade de chuva aos moradores e, nesse momento, colocando o município em estado de observação; quando os pluviômetros começaram a detectar altos índices pluviométricos, a partir das 23h do mesmo dia, novas mensagens foram enviadas, evoluindo o cenário para o estado de atenção.
A ocorrência mais expressiva está relacionada ao escorrimento de lama no bairro da Encruzo da Enseada. O material atingiu algumas residências e fechou a via. Na manhã desta quarta-feira, equipes de engenharia das Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas, Defesa Civil e Serviço Público estão indo para o bairro, na intenção de efetuar uma análise da situação e ouvir os moradores.
Ao longo do dia, equipes de engenharia seguiram para avaliação de vários pontos, como a Estrada da Ponta Leste, onde existem pontos de escorregamento. As equipes investigarão a necessidade e isolar a área ou adotar outras medidas preventivas.
A Defesa Civil pede a atenção de todos que estejam trafegando pelas vias do município (Estrada do Contorno, BR-101, RJ-155). A saturação do solo está alta e há previsão de que a chuva se estenda pelas próximas horas, o que faz com que riscos de deslizamentos e quedas de árvores não sejam descartados.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: