Aluguel Social: Prefeitura faz novo processo de revalidação

Após um ano do início da concessão do Aluguel Social em resposta às catástrofes climáticas de 2022, a Prefeitura de Petrópolis inicia, nesta terça-feira (7), novo processo de revalidação. O objetivo é garantir a lisura do processo, fazer a triagem de quem tem direito ao benefício e evitar qualquer tentativa de burlar os sistemas.
Neste primeiro momento, o chamamento é para beneficiários que recebem o Aluguel Social de forma integral (até R$ 1 mil) pelo município. Os atendimentos vão dos dias 7 a 28 de abril no setor de Aluguel Social da Secretaria de Assistência Social (na Rua Dom Pedro, 199, no Centro), entre 9h e 16h.
“Concedemos mais de 4 mil alugueis sociais em tempo recorde, oferecendo um lugar seguro para as famílias morarem e buscarem outra alternativa. Todo este processo foi feito com a maior transparência possível. Por isso, iniciamos um novo processo de revalidação”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O processo de revalidação acontece ano a ano, e tem por objetivo identificar se as famílias seguem atendendo aos critérios do programa, analisando caso a caso. No site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/chamamento), estão as listas dos beneficiários que estão sendo convocados.
Todos os beneficiários deverão checar se o nome está na lista e comparecer ao dia agendado. Quem não comparecer no dia marcado terá o benefício cancelado. “É importante que as pessoas confiram se o nome delas está nas listas. Montamos uma operação para que todo mundo possa ser atendido com conforto. Sem filas ou longas esperas. Neste primeiro momento, estão sendo chamadas, em média, 25 pessoas por dia. Esse chamamento já faz parte do programa do aluguel social. Todo ano precisa ser feito”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.
Além dos que estão nas listas, também deverão comparecer no setor de aluguel social os que estão com contratos de aluguel vencidos. “Quem está com contrato vencido deve comparecer mesmo se não estiver na lista. Esses só precisam levar o contrato com firma reconhecida. Eles devem ir qualquer dia da semana, entre 9h e 16h”, disse o secretário Fernando Araújo.
Nesta primeira fase da revalidação, também estão sendo chamados moradores que já viviam de aluguel antes das catástrofes climáticas. Logo após a chuva do dia 15 de fevereiro, o Governo do Estado não incluiu o direito a essas pessoas. Desamparados, os moradores pediram apoio da Prefeitura e o município concedeu, de forma excepcional e temporária, por um ano, o benefício a essas pessoas.
É o caso de Fabiano Assunção, de 51 anos. Ele morava de aluguel no Vila Felipe com a esposa e uma filha de 11 anos. Com as chuvas de 15 de fevereiro, eles perderam tudo o que tinham em casa: geladeira, fogão, móveis, máquina de confecção. Da noite para o dia, Fabiano viu que a família teria que reconstruir sua vida.
“A gente sabia que quem morava de aluguel não teria direito ao aluguel social. Só quem é dono de casa. Agradeço ao prefeito Rubens Bomtempo, que deu um apoio muito bacana pra gente. No momento da tragédia, foi muito humano. Estendeu o benefício pra quem perdeu tudo. Neste um ano, consegui uma estabilizada financeiramente”, disse Fabiano, que mora desde abril no Quarteirão Brasileiro com o aluguel social.

Serviço – Chamamento do Aluguel Social
Quem deve ir
• Quem estiver nas listas do site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/chamamento)
• E quem está com o contrato vencido

Quando
De 7 de março a 28 de abril

• Quem estiver na lista deve comparecer no dia agendado, das 9h às 16h
• Quem estiver com o contrato vencido devem comparecer qualquer dia, das 9h às 16h

Onde
Setor de aluguel social da Secretaria de Assistência Social (na Rua Dom Pedro, 199, Centro)

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: