Foto: Google Maps

DNIT se compromete a iniciar neste mês obras na Rua Hermogênio Silva

Anúncio foi feito em reunião com o prefeito e o Ministério Público Federal
Os trechos da Rua Hermogênio Silva atingidos pelas chuvas de 15 de fevereiro de 2022 receberão intervenções do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já neste mês.
Tratam-se de pontos danificados às margens do rio, entre o Retiro e a Palhoça. O trecho, apesar de estar na área urbana do município, é de responsabilidade do DNIT, entidade do governo federal.
O anúncio das obras já neste mês foi feito nesta terça-feira (7), na sede do Ministério Público Federal (MPF), no Centro de Petrópolis. Participaram da reunião: o prefeito Rubens Bomtempo; a procuradora Vanessa Seguezzi; o representante do DNIT, Arnaldo Pinho; o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Thiago Damaceno; e o secretário de Obras, Ronaldo Ramos.
“O DNIT se comprometeu a iniciar, ainda no mês de março, aquela obra em frente ao Morro da Cocada e também ao longo da Rua Hermogênio Silva até a Palhoça, que são remanescentes das chuvas de 15 de fevereiro e que ficaram sob responsabilidade do governo federal. Muita gente acaba colocando na conta da Prefeitura para poder fazer essa obra. Mas não é da Prefeitura. É de responsabilidade do DNIT. Até a parte do sacolão, que era de responsabilidade também do DNIT, nós fizemos. Também a parte por trás da UBS do Retiro. E na parte ao longo da Hermogênio Silva, ficou acordado que a obra é do DNIT. Eu espero que, agora, o DNIT cumpra esse compromisso, conforme foi acordado hoje na nossa reunião com o Ministério Público”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Os pontos atingidos pelas chuvas, por serem margem de uma via federal, são de responsabilidade do DNIT.
Representando o DNIT, Arnaldo Pinho informou, na reunião, que o contrato das obras emergenciais na via já foi assinado com a empresa CTESA, faltando a ordem de início das intervenções. Ainda segundo Pinho a previsão para o efetivo início das obras é a próxima semana.

Outros pontos definidos na reunião
Também foi debatida, na reunião, a necessidade de limpeza dos bueiros na Estrada União e Indústria pelo DNIT. Depois das obras realizadas pela entidade federal na via nos últimos anos, foram instaladas tampas específicas, pesadas, que dificultam o acesso dos funcionários da Comdep. Na reunião, Bomtempo colocou a Prefeitura à disposição para auxiliar a DNIT na limpeza dos bueiros.
Com relação às interseções do Terminal Corrêas, do Trevo de Bonsucesso e do acesso a Pedro do Rio, com intervenções no trânsito previstas pelo DNIT, o prefeito Rubens Bomtempo solicitou à entidade os projetos. Como explicou Bomtempo, a Prefeitura firmou convênio com a Coppe/UFRJ na área mobilidade urbana, principalmente para a região dos distritos. Então, a ideia é harmonizar os projetos do DNIT com as contribuições que a Coppe/UFRJ dará para o município.

Prazos
Prazos firmados na reunião:
• Em 5 dias, o DNIT encaminhará ao MPF e à Prefeitura cópia do documento de ordem de início das obras emergenciais na Estrada União e Indústria
• Em 10 dias, o DNIT encaminhará ao MPF e à Prefeitura cópia do projeto de revisão das obras de recuperação da Estrada União e Indústria, em especial quanto às interseções já definidas (Terminal Corrêas, Trevo de Bonsucesso e acesso a Pedro do Rio)
• Em 10 dias, o DNIT informará os locais em que foram realizados os serviços de manutenção de bueiros
• Em 15 dias, o DNIT informará quanto à efetiva contratação de empresa para realização da manutenção na Estrada União e Indústria
• Nesta quarta-feira, será realizada reunião entre o DNIT e a CPTrans para tratar das medidas necessárias à sinalização da Estrada União e Indústria, bem como quanto à execução das obras nos pontos críticos (atingidos pelas enchentes) e trechos em que foi verificado que o caimento do sistema de drenagem é insuficiente

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: