Projeto de Lei do Plano Diretor de Turismo 2023-2030 é entregue à Câmara Municipal de Petrópolis para votação

O documento vai nortear as ações do turismo, maior vocação econômica de Petrópolis, pelos próximos 8 anos
O projeto de lei do Plano Diretor de Turismo 2023-2030, foi entregue na última sexta-feira, 17, pelo prefeito Rubens Bomtempo e pela secretária de Turismo, Silvia Guedon, ao presidente da Câmara Municipal, Júnior Coruja. A entrega aconteceu durante a solenidade de reinauguração do Trevo de Bonsucesso.
“Esse documento é a atualização do Plano Diretor de Turismo do nosso município e ele foi elaborado de forma democrática, com a participação de representantes do trade turístico. Pessoas que conhecem a realidade de Petrópolis sob o ponto de vista do turismo, o que garante legitimidade ao documento”, destacou o Prefeito Rubens Bomtempo.
O Plano Diretor foi elaborado por técnicos da Fapur, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFFRJ, com a colaboração da equipe técnica da diretoria da Secretaria de Turismo de Petrópolis – Turispetro, e construído de forma participativa. Poder público, membros Comtur, da sociedade civil, do trade turístico e demais instituições ligadas ao setor participaram de reuniões onde puderam expor as principais necessidades para aprimoramento desta que é a principal vertente econômica de Petrópolis. O documento foi aprovado em janeiro, em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo.
“Este documento, produzido a partir do esforço coletivo, representa a vontade de todos em oferecer, cada vez mais, experiências de qualidade para o turista que nos visita, além de investir ao máximo na capacidade dos nossos diversos segmentos turísticos. O Plano Diretor é um guia que vai nortear as ações nos próximos anos e, certamente, colheremos frutos importantes e decisivos para o desenvolvimento da nossa Petrópolis”, frisou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Para a elaboração do Plano, que durou cerca de 11 meses, foi feito um levantamento profundo das informações relevantes ao turismo de Petrópolis, desde o inventário da oferta turística, passando por atrativos, quantitativo e perfil da demanda até as metas e programas a serem implementados ao longo dos 8 anos de duração do plano. Para que o trabalho comece a ser desenvolvido, é necessária a provação do Projeto de Lei por parte da Câmara de Vereadores e posterior sanção do prefeito Rubens Bomtempo, que pediu celeridade por parte do legislativo. “Precisamos deste documento atualizado para que possamos, o mais rápido possível, avançar nesta pauta”, solicitou o prefeito Rubens Bomtempo.
O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Júnior Coruja, garantiu que o assunto será levado para a mesa diretora e demais vereadores ainda esta semana. A expectativa é de que entre em votação na próxima quinta-feira, 23. “O Plano Diretor de Turismo será um importante passo para fomentar ainda uma das principais vocações na nossa cidade e será um facilitador na captação recursos fundamentais para o desenvolvimento de Petrópolis”, ressaltou Júnior Coruja.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: