Foto: Ascom PMP

Aquisição de estação meteorológica na pauta do Conselho de Proteção e Defesa Civil

Fórum de debates sobre políticas públicas teve quinta reunião na quarta-feira (22)


A aquisição de cinco estações meteorológicas – conjuntos de sensores capazes de medir dados como temperatura, umidade e vento na localidade em que for instalado – foi o principal tema da quinta reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, nesta quarta-feira (22). O encontro contou com a presença de integrantes da secretaria e representantes da sociedade civil, que tomaram conhecimento e aprovaram os novos projetos para a pasta.
O orçamento para a aquisição das estações foi apresentado e aprovado pelos presentes. Uma estação será implantada por distrito. Desta forma, será possível gerar dados importantes para monitorar a previsão do tempo e adotar novos protocolos. “A participação popular é uma bandeira histórica nossa e não poderia ser diferente em uma área tão importante como a Defesa Civil”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A meteorologista da Defesa Civil Giselle Petrungaro, disse que, através destas estações meteorológicas será possível acompanhar dados como temperatura, umidade e vento de forma segmentada por distritos. “Estes são dados importantes para que a equipe técnica exerça o seu papel com maior assertividade, uma vez que precisamos destes registros para o monitoramento das condições do tempo, e além disso, estes recursos contribuem para o aprimoramento de novos protocolos”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e secretário da pasta, tenente-coronel Gil Kempers, destacou a importância do investimento. “Estamos dando passos importantes para que possamos ter celeridade no processo da tomada de decisões em prol de salvaguardar vidas e os bens dos moradores”, afirmou.
Além das estações meteorológicas, também foram apresentadas propostas para a montagem e aquisição do kit de combate à incêndio florestal e a iniciativa “Construindo Cidades Resilientes” para a inclusão do Grupo de Trabalho de Câmaras Técnicas, utilizando o Conselho Municipal de Defesa Civil como órgão de monitoramento e avaliação do Plano de Resiliência local. Durante a reunião também foi apresentada a proposta do ScoreCard, que é uma ferramenta criada para coleta e análise de dados e visa a elaboração do Plano de Resiliência no município.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: