Obras do Túnel Extravasor do Rio Palatinato em Petrópolis. Foto/Divulgação: Lucas Menezes (Secom Estado)

Reforço do túnel extravasor de Petrópolis é concluído pelo Governo do Estado

Sem obras desde sua construção, na década de 1960, reforço estrutural aumenta segurança para moradores da Cidade Imperial
A população de Petrópolis tem motivo para se sentir mais segura. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC), concluiu a primeira fase de obras que reforçaram a estrutura do túnel extravasor que desvia a intensidade do Rio Palatino para o Rio Itamaraty, evitando riscos de inundações e deslizamentos de imóveis construídos nas ruas por onde passa a galeria. A SEIC também iniciou o processo de licitação para a segunda fase das intervenções. A previsão é que o edital seja publicado até a primeira quinzena de maio.
“Este foi mais um passo importantíssimo para a prevenção de tragédias em Petrópolis. As obras do túnel extravasor vão evitar enchentes e deslizamentos na região. Desde as fortes chuvas de fevereiro do ano passado, seguimos com a missão de garantir o máximo de segurança e qualidade de vida para os moradores, incluindo intervenções de infraestrutura e programas sociais”, afirmou o governador Cláudio Castro.
As obras no túnel fazem parte do pacote de medidas adotadas pelo governador Cláudio Castro após as fortes chuvas, que castigaram a cidade em 2022. O total investido para as intervenções em andamento é de cerca de R$ 500 milhões.
“Construído na década de 1960 pelo governo federal, o extravasor nunca recebeu nenhum tipo de intervenção e, agora, poder entregar ao morador de Petrópolis uma galeria reforçada, sem riscos de rompimento, é um compromisso do Governo do Estado em assegurar a tranquilidade e segurança da população”, explica o secretário de Infraestrutura e Cidades, Uruan Andrade.
As ações de recuperação do túnel extravasor incluem a recuperação da tomada d’água, desassoreamento do rio Palatinato, no deságue do Extravasor e no Rio Itamaraty; limpeza e desobstrução em toda extensão; ajuste da confluência do Extravasor com o rio Itamaraty, reforma e recuperação da estrutura e execução de galerias para o ordenamento da drenagem e esgotamento sanitário.
As duas fases de obras no Túnel Extravasor, que tem 3,2 km de extensão, 4 metros de largura e 4 metros de altura, somam investimentos de R$ 74,12 milhões.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: