Missa do Crisma Catedral de Petrópolis ! Foto Rogerio Tosta

Paróquias da Diocese de Petrópolis divulgam programação da semana santa

A Igreja Católica iniciou no domingo, 2 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos, a Semana Santa, quando lembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, antes da sua ressurreição, celebrada com a Vigília Pascal e a missa no Domingo de Páscoa. O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, convida todos os católicos e pessoas de boa vontade a viverem estes dias, frisando que, mesmo lembrando momentos da morte de Cristo “celebramos um Deus vivo e precisamos dar testemunho de Jesus para que ele, seja cada vez mais amado e adorado”.
Toda a programação das 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, distribuídas por oito municípios que fazem parte do seu território, pode ser vista pelo site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – clicando no banner (https://diocesepetropolis.com.br/semana-santa-diocese-de-petropolis/). As 49 paróquias estão divididas pelas cidades para facilitar o acesso às informações de cada paróquia. Nas redes sociais da Diocese no Instagran e Facebook também tem acesso ao link da página com toda programação das paróquias.
Dom Gregório Paixão convida de forma especial todos os diocesanos a viverem a cada momento da Semana Santa deste ano, pois, é mais um momento de preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano (CED/2023). O bispo explica que com o Congresso o objetivo é dar um testemunho público de Cristo vivo e presente na Eucarística e que, vivendo os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, compreendemos toda beleza da presença real de Cristo na Eucaristia.
Nesta semana, alguns momentos são fortes e de grande significado para os católicos, como a Missa do Crisma, ou, dos Santos Óleos, que acontece na manhã de quinta-feira (dia 6). Nesta celebração, presidida pelo bispo diocesano, os padres renovam compromisso de obediência e são consagrados os óleos usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Esta celebração é marcada pela união entre o pastor local (bispo) e os padres, na presença do povo de Deus que participa da missa.
Além desta celebração, outros dois momentos marcam profundamente a Semana Santa. A sexta-feira é marcada pela tristeza, pois os católicos lembram naquele momento, com celebrações às 15h, a morte de Jesus na cruz, que segundo a tradição ocorreu por volta deste horário. Este dia, além da celebração, é marcado pela procissão do Senhor Morto e por encenações da Via Sacra, caminho realizado por Jesus até sua morte na cruz, realizada em todas as paróquias.
O segundo momento é a Vigília Pascal, celebração realizada na noite de sábado, quando a Igreja Católica de forma alegre celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Uma celebração rica em simbolismo e de profunda fé em Cristo, que deu sua vida com morte na cruz para salvação de toda humanidade. Ressuscitando como havia prometido, vencendo a morte e dando a todos que crerem nele a possibilidade da salvação.
A Semana Santa é concluída com as celebrações do Domingo de Páscoa. No entanto, ao longo da semana, além dos momentos já citados, os católicos celebram a Missa da Ceia do Senhor ou do Lava-pés, a procissão do encontro, lembrando o momento que Jesus encontra sua mãe, durante o caminho para a cruz e, ainda, uma procissão na madrugada de sábado, lembrando o momento em que a Virgem Maria chora pela morte de seu filho.

Fonte: Mitra Diocesana

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: