Árbitro desde 2004, ele também possui experiência atuando pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro
A Liga Petropolitana de Desportos (LPD) tem um novo Diretor de Arbitragem para o biênio de 2023-2024. Luis Antônio de Aguiar, que atua como árbitro nos campeonatos municipais de Petrópolis desde 2004, aceitou o convite do atual presidente da LPD, José Luís Neto, e vai comandar a arbitragem de futebol e futsal da entidade.
Luis Aguiar vai assumir o cargo que foi de Caíque Simões no biênio de 2021-2022. “Agradecemos ao Caíque pelos serviços prestados e por todo o empenho e dedicação pela arbitragem petropolitana. Tenho certeza que o Caíque deixa um legado, e que terá continuidade com o Luis”, destacou o presidente da LPD, José Luís Neto.
Árbitro em Petrópolis desde 2004, Luis também atua pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) desde 2015. Além disso, ele também acumula a licença para apitar jogos de Fut-7. Jiló, como é conhecido, contou qual é a sua expectativa ao assumir a Direção de Arbitragem da LPD.
“Temos a expectativa de trazer cursos para que possamos formar novos árbitros na cidade, melhorar as condições de prestação de serviços e explorar as motivações dos árbitros. A arbitragem, seja em qualquer âmbito, está desacreditada e desmotivada relacionada a diversos fatores. Temos que trazer uma nova dinâmica e motivação para que tenhamos um quadro com maior número de prestadores de serviços. Temos que buscar essa mão de obra nas faculdades e até mesmo nos campeonatos que trabalhamos, e mostrar que, mesmo diante das dificuldades, a arbitragem é uma função que você vai aprender a amar todos os dias”, disse ele.
Além disso, Luis lembrou que Neto, o atual presidente da LPD, é um ex-árbitro. Segundo ele, isso dá um respaldo a mais na execução do trabalho. “O Neto é um amigo de longa data. Ele conhece muito bem nossas dificuldades e anseios. A cada dia mais aprendemos um com o outro, podendo dizer que nos lapidamos cada vez mais com o tempo e os conselhos diários. Em Petrópolis temos uma escola de árbitros de excelente qualidade. Profissionais que já trabalharam em jogos internacionais e finais de Campeonato Carioca. Seja onde for, somos muito bem vistos e temos muito orgulho dos nossos amigos árbitros petropolitanos”, completou Luis.