Foto: Ascom Prefeitura

3ª edição do Saquarema Surf Festival vai agitar a Praia de Itaúna com 215 atletas

A praia de Itaúna, em Saquarema, será palco, do Saquarema Surf Festival, evento apresentado pela Prefeitura de Saquarema e em memória ao ídolo local Leo Neves. O evento acontecerá até o próximo dia 30, na Capital Nacional do Surf. O maior festival de surfe da América Latina chega a 3ª edição consecutiva superando o número de inscritos do ano passado, já são 215 atletas confirmados entre nomes consagrados do esporte e os da nova geração. Com realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, o evento é chancelado pela World Surf League Latin America e terá transmissão ao vivo pelo site da World Surf League e também pelo TikTok da WSL Brasil.
O Saquarema Surf Festival reúne três competições distintas, que irão pontuar para os rankings regionais 2023/2024 da WSL Latin America – Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior – para as categorias masculina e feminina, que são realizadas com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. O evento inaugura o Circuito Banco do Brasil de Surfe, que será o caminho mais curto dos atletas até o Challenger Series, com cinco etapas válidas pela Qualifying Series, sendo o Saquarema Surf Festival a única etapa do WSL Qualifying Series do país com pontuação máxima de 5.000 pontos da temporada, onde serão disputadas vagas para o Challenger Series 2024 (divisão de acesso para a elite mundial). Entre os atletas confirmados estão Lucas Silveira, Ryan Kainalo, Mateus Herdy (Campeão Mundial Junior da WSL 2018), ex-tops do Championship Tour Ian Gouveia, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro e também o Campeão Mundial de Ondas Gigantes, Lucas Chumbo Chianca, Cauã Costa (Campeão do Saquarema Surf Festival 2022), Sophia Medina (Campeã do Saquarema Surf Festival 2021) e Isabelle Nalu.
No Longboard Pro, destaque para o bicampeão mundial Phil Rajzman, que competiu 25 anos na elite mundial. Entre outros atletas da modalidade estão Evelin Neves, Ayllar Cinti, Matias Maturano e Rodrigo de Souza.
Já no Pro Junior Sub-20, estão em jogo 1.000 pontos para os rankings e confirmados até o momento 68 atletas, muitos da nova e promissora geração do surfe nacional, entre eles, Cauã Costa (bicampeão do Saquarema Surf Festival e bicampeão sul-americano do Pro Junior), Ryan Kainalo (Campeão Junior Pro no WQS Punta Rocas Pro 2023), Heitor Muller, Gabriel Klaussner, Laura Raupp e Tainá Hinckel (Vice-Campeã do Saquarema Surf Festival 2022).
“O Saquarema Surf Festival já faz parte do calendário da WSL Latam há três anos e veio para ficar. Serão três eventos, o QS 5.000, o Longboard e o Pro Junior, com igualdade de premiação para homens e mulheres, com atletas consagrados e os da nova geração e isso faz o surfe crescer ainda mais”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL Latin America.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: