A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (16) para discutir o vazamento radioativo em Angra dos Reis (RJ). O debate será às 10 horas, no plenário 14.
O deputado Max Lemos (PDT-RJ), que pediu a audiência, disse que a Eletronuclear, que administra o complexo nuclear de Angra dos Reis, no litoral fluminense, omitiu das autoridades um acidente ocorrido na usina Angra 1, ocorrido em setembro do ano passado.
“A informação foi divulgada pela própria Eletronuclear (em março). Mas ela só veio após o jornal O Globo publicar, na quinta (23/3), reportagem revelando que, a pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal determinou que a Eletronuclear realize, em até 30 dias, uma avaliação completa dos danos causados no acidente”, disse Max Lemos.
Segundo o deputado, em consequência do acidente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a empresa recentemente.
Debatedores
Confirmaram presença na audiência a analista de Infraestrutura do Ministério de Minas e Energia, Liliane Ferreira da Silva, o diretor-presidente da Eletronuclear, Eduardo Grivot, e o diretor de produção de combustível nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil, Marcio Adriano Coelho da Silva. Também foram convidados o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Antônio Ceciliano Jordão, além do vereador Cléber Antônio da Silva, o prefeito de Paraty, Luciano Vidigal, representantes do IBAMA, entre outros.
Leia também
-
Governo do Rio anuncia plano especial de segurança para o Rock in Rio
-
MPE obtém impugnação de registro de candidatura de Garotinho a vereador do Rio
-
MPRJ consegue proibição a grandes shows em shopping de Cabo Frio
-
Justiça suspende Operação Verão na orla do Rio de Janeiro
-
Mostra Baixada Animada passará por doze cidades fluminenses levando ao público da capital e do interior do Estado do Rio