Casa Stefan Zweig terá exposição em memória de Alberto Dines, seu idealizador

O museu Casa Stefan Zweig vai realizar, a partir do dia 20 de maio, uma mostra em homenagem ao o idealizador do local, o jornalista e biógrafo Alberto Dines, entrelaçando a fascinante e movimentada história de sua vida com a de seu biografado,o escritor austríaco Stefan Zweig. Como escreve o curador da exposição, André Vallias, “as linhas de tempo de Alberto Dines (1932-2018) e Stefan Zweig (1881-1942) cruzaram-se no dia 3 de setembro de 1940, quando o escritor judeu-austríaco de fama internacional, graças ao estrondoso sucesso de suas novelas e biografias, visita o Colégio Israelita Brasileiro Sholem Aleichem em Vila Isabel, Rio de Janeiro. O encontro não deu samba, mas nunca cessou de percutir na memória do menino carioca, filho de judeus russos, que viria a se tornar um dos mais destacados e influentes jornalistas brasileiros, além de escritor, roteirista, apresentador, pesquisador, ativista cultural e professor”.
O tema da exposição é biografias e a relação dos dois grandes escritores, Alberto Dines e Stefan Zweig. Com a biografia Morte no paraíso, a tragedia de Stefan Zweig, publicado pela primeira vez em 1881, Alberto Dines enriqueceu a pesquisa internacional sobre o escritor austríaco e deu início ao ciclo de biografias no Brasil. Seu legado foi completado com a criação do museu Casa Stefan Zweig / Memorial do Exílio em Petrópolis, em 2012.

Sobre a Casa Stefan Zweig
A CASA STEFAN ZWEIG é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Petrópolis.
Seu principal objetivo é homenagear a memória de Stefan Zweig na casa que serviu de última morada para o escritor e sua mulher. O museu CASA STEFAN ZWEIG é também um Memorial do Exílio, destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil durante no período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país.
Além de realizar atividades culturais como exposições, mostras, concursos, programações e produções teatrais, cinematográficas e de mídia; a CASA STEFAN ZWEIG tem parcerias com entidades afins, oferecendo acesso online a pesquisadores e ao público em geral.
Em 2023, com uma nova equipe de educadores e produtores culturais, a CASA STEFAN ZWEIG busca o envolvimento da comunidade petropolitana, com ênfase no público jovem (estudantes de escolas públicas e privadas). Fiel ao ideário de Stefan Zweig, pretende ser um centro de referência em defesa da paz, do humanismo e da democracia.
A mostra virtual “Alberto Dines e Stefan Zweig: biografias” é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e pode ser vista no endereço:
https://biografias-dines-zweig.com

Serviço
Exposição: “Alberto Dines & Stefan Zweig – biografias”
inauguração dia 20/05/2023, sábado, 11h
sexta, sábado e domingo de 11h às 17h
Rua Gonçalves Dias, 34 Petrópolis
entrada franca

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: