O Hospital Alcides Carneiro, onde estão localizadas as únicas maternidade e UTI neonatal públicas do município, está lançando uma importante campanha para celebrar o Dia Mundial da Doadora de Leite Humano, nesta sexta-feira (19). O objetivo é estimular a doação e fortalecer os estoques do Banco de Leite Humano, instalado na unidade, desde agosto do ano passado.
O alimento é usado, principalmente, para atender os bebês internados na UTI neonatal da unidade, ala intermediária e albergue. “Atualmente, temos 22 crianças nesses setores e parte deles são alimentados com o leite materno. Por isso, a doação é fundamental, pois evita a introdução do leite em pó e garante a alimentação saudável dessas crianças que já se encontram em situação delicada”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
Através dessa campanha, segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, a intenção é sensibilizar as mulheres que estejam amamentando a praticar a ordenha e a doar a sobra de leite. “A doação pode ser feita diretamente no Banco de Leite do hospital ou, se a mulher estiver com dificuldades de sair, uma equipe qualificada vai até ela, em casa”, orienta Curvelo.
“Esta é uma data muito especial, que serve para reforçar a importância da doação de leite humano, um ato singelo de solidariedade que salva vidas. Temos certeza de que essa iniciativa será um sucesso e poderemos abastecer nossos estoques, mantendo-o em níveis seguros”, declarou o diretor-presidente do Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa.
As lactantes que desejam doar devem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano pelo telefone (24) 2236-6600 (Ramal 264) ou pelo e-mail bancodeleite@alcidescarneiro.com, por onde receberão orientações sobre a ordenha, armazenamento e transporte do leite.
O Banco de Leite do Hospital Alcides Carneiro foi criado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio do Sehac e a UNIFASE/FMP, conta com toda a infraestrutura e equipamentos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É destinado a captar, armazenar, processar e distribuir o leite materno doado aos bebês da UTI Neonatal do HAC, além de proporcionar uma rede de apoio, que se estende desde a conscientização da importância do aleitamento materno até a realização de intervenções assistenciais junto às mães e aos bebês.
Leia também
-
Trabalhadores da Petro Ita mantêm paralisação no Terminal Rodoviário de Petrópolis
-
Itaipava tem soluções para melhorias no trânsito que nunca saíram do papel
-
Expectativa é de Itaipava lotada no feriado de 7 de setembro
-
Secretaria de Estado de Saúde tira-dúvidas sobre Mpox
-
Calor: invista nas combinações certas e fique por dentro das tendências