CRIMINOSOS CRIAM PERFIL FALSO NO WHATSAPP ALEGANDO SER DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DE PETRÓPOLIS

Advogados da SV/A Souza Vasconcellos foram avisados por clientes

Na última sexta-feira, 26 de maio, o telefone fixo da SV/A Souza Vasconcellos Advogados começou a tocar mais do que o habitual e a motivação das ligações não era nada agradável. Diversos dos clientes entraram em contato com o escritório para informar que estavam sendo contatados por meio do aplicativo WhatAspp e que a pessoa que escrevia alegava ser do escritório.

De acordo com o advogado Fernando Souza, um dos sócios do escritório, a pessoa que se comunicou com os clientes do escritório afirmava que o processo do cliente havia sido resolvido e para que o cliente pudesse receber o valor da dita condenação, era necessário que o mesmo adiantasse uma quantia para a suposta emissão de uma certidão negativa. Fernando ressalta que este tipo de atitude não está de acordo com as práticas convencionais do direito, o que levou alguns dos clientes imediatamente a suspeitarem de uma atividade fraudulenta. Mais que uma simples atitude fraudulenta, a ação trata-se de crime de estelionato tipificado no artigo 171 do Código Penal.

“Um detalhe simples, mas muito importante com relação a este episódio que vivemos foi o fato dos nossos números oficiais não terem sido clonados. Os criminosos fizeram uso de dois números desconhecidos, com DDD 24. Mas estes mesmos criminosos se deram ao trabalho de copiar a foto oficial da advogada Mayara Vasconcellos, que faz parte de nossa equipe e é uma das sócias do escritório, disponível no site da SV/A, bem como nossa logo e aplicarem de forma quase que profissional no perfil falso”, detalhou.

O advogado contou ainda que segundo os relatos dos clientes, os estelionatários solicitavam o adiantamento de valores, alegando que esse pagamento permitiria a liberação do pagamento das condenações e/ou precatórios. “De acordo com o levantamento que fizemos até o momento os contatos foram realizados com um grande número de clientes, todos pessoas físicas com processos na Justiça Federal. É importante enfatizar que nunca solicitamos qualquer tipo de depósito ou transferência de valores antecipados para a liberação de condenações ou precatórios. Todos os pagamentos envolvendo o escritório são feitos de maneira transparente e em conformidade com o que é acordado no início do processo. Além disso, todas as comunicações são feitas por canais oficiais, que estão claramente identificados no site e outros materiais de comunicação”, pontuou.

Após terem certeza de que se tratava de uma ação criminosa contra os clientes e fazendo uso do nome do escritório, os sócios da SV/A Souza Vasconcellos Advogados registraram um boletim de ocorrência e imediatamente iniciaram uma série de publicações nas redes sociais e canais oficias de comunicação do escritório, alertando quanto a fraude e orientado os clientes como proceder.

Fernando ainda pondera que esta foi a primeira vez em que o escritório foi atacado com este tipo de crime, mas também informou que a equipe tem ciência que esse tipo de golpe vem sendo realizado com diversos escritórios de advocacia do país.

“Já realizamos todas as medidas jurídicas pertinentes. As iniciais e principais foram enviar um aviso formal aos clientes, formalizar o registro de ocorrência e denunciar a conta destinatária de eventuais depósitos junto a instituição financeira onde a mesma é mantida. Quanto aos clientes orientamos a nunca realizar qualquer tipo transferência de valores antes de conversar por áudio e até mesmo em vídeo com quem requer o pagamento, para que seja possível validar as informações. Essa orientação se aplica a qualquer tipo de transação e comunicação através de aplicativos de conversação”, esclareceu o advogado.

Neste momento a SV/A Advogados vai aguardar a conclusão do inquérito policial, na esperança de que os criminosos sejam identificados e se tornem réus na ação criminal correspondente.

Daqui para frente Fernando afirmou que a equipe vai tomar mais medidas para aumentar a segurança comunicações, incluindo reforçar com os clientes quais são os canais oficiais de comunicação. “Além disso, vamos fornecer orientações mais detalhadas sobre como evitar cair em golpes virtuais. Estamos comprometidos em proteger a privacidade e a segurança de nossos clientes, e faremos tudo ao nosso alcance para prevenir situações como essa no futuro”, finalizou Fernando.

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