Atraso na expansão da BR-040 traz prejuízos para Petrópolis

A Firjan considera que o governo federal precisa encontrar soluções para entregar uma das obras mais importantes para a logística do país: a expansão da BR-040, no trecho da subida da Serra de Petrópolis. A celeridade na retomada das obras é fundamental para promover melhorias para a infraestrutura fluminense, aumentando a segurança dos usuários. O atraso – de mais de uma década – para a conclusão causa prejuízo para toda a sociedade, com custo de vidas e perdas socioeconômicas. É urgente encontrar soluções que superem impasses judiciais que postergam a retomada das obras.
Uma das principais rodovias nacionais em termos de escoamento de produção, a BR-040 tem enorme importância para a logística, pois liga os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, duas das maiores economias do país. As cargas que têm origem ou vão em direção a Minas Gerais passam pela rodovia. Dimensionada para uma outra época, as condições da via são obsoletas com relação às dimensões dos veículos de carga, ao número de veículos que hoje trafega na região, e à segurança dos usuários. Uma rodovia de qualidade é também fundamental para o desenvolvimento dos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, que têm intensa atividade industrial, sediando empresas que competem internacionalmente e têm na logística um fator decisivo para a competitividade.

NOTA PCVB
A construção da nova pista de subida da serra, que segue sem definição, afeta diretamente o fluxo de visitantes que a cidade recebe. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau vem cobrando dos agentes públicos responsáveis que a nova pista de subida da serra seja concluída o mais rápido possível dentro o rol de ações, programas e obras que são necessárias para incrementar o turismo.
O turismo, assim como demais atividades econômicas, é diretamente afetado pela situação atual da rodovia, como o verificado no incidente desta quinta-feira (08), início de um feriadão importante para o trade turístico. A rede hoteleira chegou a projetar 90% de ocupação, o que significa 5,8 mil leitos ocupados e mais de 20 mil pessoas hospedadas sem contar os veranistas e turistas que passam o dia na cidade.
Hotéis e pousadas adotaram mecanismos próprios para garantir a permanência das reservas, com negociações de preço e prazos com os turistas. Porém, ainda assim, foi um desconforto para os visitantes ter o principal acesso à cidade interditado por sete horas. O trade atuou de forma a manter a qualidade do atendimento e a boa receptividade que marca a nossa cidade considerada Classe A, qualificação do Ministério do Turismo.
O PC&VB se associou ao movimento Petrópolis 2030, formado por 24 entidades empresariais que mantem 100 mil pessoas ocupadas, que cobra a execução de 20 projetos estruturais para o desenvolvimento econômico da cidade. A nova pista de subida da serra encabeça essas reivindicações. A cidade recebe dois milhões de turistas por ano e a BR-040 é seu principal acesso e precisa ser condizente em qualidade e mobilidade.
Samir el Ghaoui, presidente

NOTA CDL
O movimento empresarial de Petrópolis vem cobrando dos agentes públicos responsáveis que a nova pista de subida da serra seja concluída o mais rápido possível. A atual pista não comporta mais o tráfego existente e não tem os parâmetros necessários de segurança considerando que as carretas e caminhões são muito maiores hoje do que há 95 anos quando a estrada foi inaugurada. Na época em que foi inaugurada, a frota do estado do Rio era de 20 mil veículos. Hoje, são 65 mil carros, ônibus e caminhões circulando diariamente pela rodovia dos quais 20 mil subindo todos os dias a serra.
O Movimento Petrópolis 2030, formado por 24 entidades empresariais que mantem 100 mil pessoas ocupadas, cobra a execução de 20 projetos estruturais para o desenvolvimento econômico da cidade. A nova pista de subida da serra encabeça essas reivindicações.
A BR-40 é a principal via de acesso aos mais dois milhões de turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e emissão de matéria prima para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município e aos mais de 10 mil petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana.
O trecho de 180 quilômetros administrado pela Concer é o principal corredor de tráfego entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com uma média diária de fluxo de 65 mil veículos, sendo uma das principais ligações do Sudeste brasileiro.
Cláudio Mohammad, presidente

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: