Foto: Divulgação

DOCUMENTÁRIO SOBRE A ESCOLA DE MUSICA SANTA CECÍLIA REVELA DETALHES DOS 130 ANOS DE HISTÓRIA PELA MÚSICA

“Uma Cultura Musical Centenária” foi um dos contemplados no Edital Nelson Ricardo


Prefeitura Municipal de Petrópolis, IMC – Instituto Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura, por meio do Edital Nelson Ricardo, apresentam neste sábado, 17 de junho, às 19h, no Teatro Santa Cecília, a sessão de gala de lançamento do documentário sobre a história da Escola de Música Santa Cecília, intitulado “Uma Cultura Musical Centenária”.
Com direção e roteiro de Fernanda Taveira, direção de filmagem de Thomaz Cunha e produção de Janine Meirelles, atual presidente da Escola de Música Santa Cecília, o documentário conta a história da Escola de Música Santa Cecília, desde a fundação, em 1893, pelo maestro Paulo Carneiro, ilustrada por imagens do acervo da Escola e do acervo pessoal do professor e historiador Joaquim Eloy Duarte dos Santos.
A partir da pesquisa histórica feita pelo ilustre professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos e com o apoio de Fernanda Taveira, o material conta com detalhes como foram os primeiros 30 anos da escola e o fato dela ter funcionado em vários lugares, sendo a maior parte do tempo no Hotel Bragança, que ocupava toda a quadra que hoje é o edifício profissional, até a rua Nelson Sá Earp.
“Neste documentário produzido por muitas mãos, contamos que foi em 1923, após o falecimento de Paulo Carneiro e o fechamento do Hotel Bragança, que cinco amigos do músico fundaram a Sociedade Civil Escola de Música Santa Cecília, entidade sem fins lucrativos, que em setembro deste ano completa 100 anos”, ressaltou Janine.
Na obra detalhes como quem foram os primeiros presidentes são pontuados. “Oscar Monteiro foi o primeiro a presidir a Sociedade, após ele Reynaldo Chaves e o terceiro Joaquim Gomes dos Santos, isto de 1923 a 1949. Os amigos de Paulo Carneiro, liderados por Joaquim Gomes dos Santos iniciaram uma campanha para uma sede própria. Adquiriram um casarão na Rua Marechal Deodoro 192. Através de doações de toda sociedade petropolitana conseguiram juntar recursos para a construção do novo prédio, que se deu de 1950 a 1959”, relembra Joaquim Eloy que sabe toda a história de cabeça, mas que coordenou a pesquisa para elaboração do documentário.
Janine ressalta que no documentário é uma homenagem especial a todas as pessoas que passaram pela Escola de Música Santa Cecília, nestes 130 anos de existência, e que na obra são de certa forma representadas pelo pianista Paulo Gantzel. “Gantzel ingressou na Escola de Música como aluno nos anos 1940, tornando-se exímio pianista, professor de piano e teclado, diretor de ensino e diversos cargos ocupados nas diretorias da Escola, mantendo-se até os dias de hoje”, pontou Janine.
De acordo com a presidente da Escola, toda a história e um pouco mais de emoção e envolvimento familiar estão retratados no documentário. “Atualmente a Escola funciona com aulas de música, teatro e dança, recuperando aos poucos o número de alunos dos áureos tempos da escola”.
A pré-estreia do documentário foi realizada na segunda-feira, 12 de junho, para alunos de Escolas Municipais de Petrópolis, seguida de uma visita guiada pela Escola, passando pelo museu em homenagem a Paulo Carneiro e a sala da diretoria com a galeria dos ex-presidentes da entidade.
A sessão de gala é uma apresentação gratuita, destinada para convidados da Escola de Música e interessados no documentário que entrarem em contato solicitando ingresso por meio do WhatsApp (24) 2242-2191. A sessão está sujeita a lotação sem prévia notificação.
Mais informações sobre a Escola de Música Santa Cecília, podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, à Rua General Osório, 192, Centro, por meio do telefone e whatsapp (24) 2242-2191, 8811 no Instagram: @emusicasantacecilia ou ainda no Facebook @santaceciliapetropolis.
Confira o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=ah3BQddjVsI

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: