Apreensões de drogas aumentam em até 200%, em bairros da capital e em regiões da Baixada Fluminense, em comparação com o mesmo período do ano passado. (Carlos Magno / Governo do Estado)

Apreensões de drogas crescem no Estado do Rio e aumentam até 200% em 2023

Uma das principais frentes do Governo do Rio, a segurança pública alcançou números expressivos já no primeiro semestre de 2023. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), houve aumento de até 200% na apreensão de drogas em bairros da capital e em regiões da Baixada Fluminense em comparação com o mesmo período do ano passado. Em todo o estado, o crescimento foi de 9,6%. O saldo positivo é resultado dos constantes investimentos em tecnologia e inteligência policial.
Entres as regiões com os maiores índices de apreensões de entorpecentes, a área do AISP 18 (Área Integrada de Segurança Pública), que corresponde à região de Jacarepaguá, na Zona Oeste, foi a que obteve maior destaque. O trabalho das forças de segurança resultou em um crescimento de 200% no acumulado de janeiro a junho, se consolidando como o maior valor acumulado desde 2018.
“Um dos principais pilares da nossa política de segurança pública é justamente o combate à criminalidade que se alimenta do tráfico de drogas. O trabalho incessante das nossas forças de segurança tem trazido resultados muito positivos e isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é manter as polícias bem equipadas para que elas possam oferecer mais segurança para a população”, declarou o governador Cláudio Castro.
Na região da Ilha do Governador (AISP 17), na Zona Norte, as apreensões de drogas aumentaram 134,6%. Desempenho que também pode ser visto na AISP 34, que corresponde aos municípios de Magé e Guapimirim, na Baixada Fluminense, onde houve crescimento de 127,6%. O maior indicador de toda a série histórica iniciada em 2003.
O trabalho contínuo de patrulhamento ostensivo, junto aos esforços de programas como o Segurança Presente e forças-tarefas para a retirada de barricadas, permitiram os resultados positivos. Além disso, o Centro Municipal de Monitoramento de Guapimirim, inaugurado em março deste ano, tem sido um aliado importante para a manutenção do cenário. O local conta com 30 câmeras de alta definição espalhadas em pontos estratégicos da cidade, capazes de realizar trabalhos de reconhecimento facial.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: