A concessionária Águas do Imperador está investindo, apenas neste ano, mais de R$ 2,7 milhões em uma série de obras que visam à diminuição das perdas de água na cidade. Quando o assunto é perda de água, Petrópolis se destaca no cenário nacional com uma perda abaixo de 25%, bem inferior à média brasileira (40%). O município, que ocupa a 2ª posição do estado do Rio no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil e a 10ª do país em relação à melhores Índices de Perdas na Distribuição (IPD), recebeu, este mês, o prêmio ‘Casos de Sucesso e ESG’, na categoria ‘Melhores Evoluções em Perdas de Água’.
Águas do Imperador vai substituir, este ano, cerca de 5 km de rede e fazer mais de 500 remanejamentos de ramal em diversos bairros da cidade. A concessionária também fará a automação e instalação de boosters, que atuam no bombeamento de água tratada para localidades de difícil acesso, além de instalar equipamentos para reduzir a pressão da água.
Somente na região do bairro Castrioto, cerca de 1,6 mil metros de rede estão sendo substituídos para melhorar o abastecimento, além da automação do booster e mais de 240 remanejamentos de ramal para a rede nova. A obra, que está em fase de conclusão, vai diminuir em, pelo menos, 15% a perda de água na região.
Outras localidades que receberão melhorias semelhantes este ano são: Moinho Preto e Pedras Brancas, na Mosela, Vila Rica, em Itaipava, e Bingen. Ao todo, as obras devem somar uma média de 44% a menos na perda de água destes locais.
“Por se tratar de uma cidade com topografia montanhosa, são necessárias grandes pressões na rede para abastecimento de algumas regiões mais altas – sendo uma das principais causas de vazamentos. O trabalho que estamos fazendo, além de beneficiar a população com a diminuição da pressão na rede sem prejudicar o abastecimento, também contribui para o meio ambiente, já que passamos a utilizar um menor volume de água dos mananciais”, explica o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.
Águas do Imperador é uma empresa do Grupo Águas do Brasil. Por meio do seu programa de redução de perdas de água, o Água de Valor, o Grupo já conseguiu evitar a perda de mais de 59 milhões de metros cúbicos de água em todas as suas concessionárias, desde que a iniciativa foi lançada, em 2018. O volume seria suficiente para abastecer, por um ano, uma cidade com aproximadamente 660 mil habitantes, o que corresponde a 23.600 piscinas olímpicas.
“Mais que uma rotina, as ações de combate a perdas passaram a ser um propósito da concessionária. A utilização de tecnologias de ponta, no moderno Centro de Controle Operacional (CCO), auxilia a gestão de saneamento na cidade com a identificação de vazamentos não visíveis. Águas do Imperador também conta com uma mão de obra local capacitada, que compõe uma parte fundamental da boa gestão de perdas, premiada em âmbito nacional”, conclui o diretor de Operações do Grupo Águas do Brasil, Marcio Salles.
As perdas de água referem-se à diferença entre o volume de água que é distribuído e o volume consumido pelos usuários e decorrem, principalmente, de vazamentos nas redes, ramais prediais, reservatórios e fraudes.
Leia também
-
Defesa Civil de Petrópolis emite aviso meteorológico devido ao tempo quente e seco
-
Prefeitura abre prazo para renovação de matrícula da rede municipal de ensino
-
Defesa Civil emite alerta via SMS de baixa umidade relativa do ar
-
Seminário no Quitandinha reúne especialistas em torno dos impactos do virtual na saúde mental
-
Cefet/RJ Petrópolis promove palestra sobre gentileza e promoção de saúde mental com Leonardo Boff