Três Rios está vivenciando o maior programa de infraestrutura de sua história. O investimento realizado pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação, através de recursos próprios e de parcerias com outras instâncias governamentais, está transformando a realidade de vida da população trirriense e impulsionando o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Para o prefeito Joa, as realizações são a concretização dos compromissos firmados com a população. “Quando fui aos bairros pedir voto, prometi que faria mais e melhor, e é isso que está sendo feito. Estamos trabalhando muito, para levar mais qualidade de vida e dignidade para nossa gente, que tanto merece”, disse o chefe do governo municipal.
Desde 2021, obras, reformas e melhorias estruturais estão presentes em todos os cantos de Três Rios. De acordo com dados da Secretaria de Obras, até o momento, 165.522,06 metros quadrados de vias já foram pavimentadas e outras dezenas de ruas estão sendo mapeadas e incluídas no plano municipal de pavimentação.
Ao todo, 16 ruas foram pavimentadas em concreto, 21 receberam implementação asfáltica, 19 passaram pelo processo de calçamento com a utilização de blocos de piso intertravado e outras 17 foram recapeadas. O trabalho de manutenção corretiva do pavimento asfáltico também é realizado com periodicidade, a fim de propiciar melhores condições de trafegabilidade às vias.
Investimento em drenagem urbana
O maior programa de infraestrutura já visto na cidade começa debaixo da terra. As obras de construção de novas redes de drenagem urbana estão presentes em vários bairros e no centro da cidade, solucionando problemas crônicos de localidades que, com frequência, eram afetadas por enchentes e alagamentos nos períodos de chuva.
Os novos sistemas de coleta e escoamento de águas pluviais proporcionam mais segurança para a população e garantem que a vida cotidiana de Três Rios – cidade-polo da região, por onde passam mais de 100 mil pessoas por dia –, não sofra grandes alterações durante os meses em que as chuvas são frequentes.
Em sua totalidade, cerca de 4,5 km de redes de drenagem já foram construídas no município, além das que se encontram em construção, como as galerias de águas pluviais da Avenida Zoelo Sola e o novo sistema de escoamento do bairro Santa Terezinha. Outros locais atendidos por esse serviço foram os bairros Pilões, Cantagalo, Vila Isabel, Cariri, Monte Castelo, Santa Rosa e o distrito de Bemposta.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, Ricardo Monteiro, as empreitadas estruturais garantem à cidade a possibilidade de crescer e se desenvolver sem causar grandes transtornos à população. “Estamos focados em transformar nossa cidade, em construir o futuro, hoje. Nosso empenho é para que Três Rios continue crescendo sem entraves, e que as pessoas saibam que aqui é um bom lugar para se morar, porque o poder público se preocupa com elas”, afirmou o gestor.
Leia também
-
Seis anos após incêndio, Museu Nacional faz apelo por doações
-
5G no Rio de Janeiro já foi implementada em 47 municípios
-
MPRJ amplia prazo para que Câmara de Nova Friburgo realize reforma administrativa e concurso público
-
Rio faz nova convocação para população se vacinar contra covid-19
-
Miguel Pereira é o destino de atletas de Trail Run e Mountain Bike neste fim de semana