Secretaria de Proteção e Defesa Civil tratou temas como Plano de Contingência e gabinete de crise
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, foi convidada pelo 32° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (Batalhão Dom Pedro II), para participar do evento Operação Dilúvio, com exercícios simulados para enfrentamento às chuvas do verão 2024.
“Petrópolis se torna cada vez mais resiliente, e a prova disso é o reconhecimento e o convite para participar deste evento de grande abrangência e importância a nível técnico”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.
Durante o simulado, a Defesa Civil de Petrópolis apresentou o Plano de Contingência do Município e as 16 ações operacionais utilizadas por Petrópolis durante o gabinete de crise montado no desastre de 2022.
“Participar de um evento que integra as instituições em prol de abordar medidas de prevenção à vida para o enfrentamento às chuva intensas do próximo período do verão é de suma importância. Neste evento, trouxemos nossa experiência vivenciada durante as tragédias do ano passado, como foi montado o gabinete de crise e quais as ações e atribuições de cada instituição”, reforçou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.
Logo após as palestras foi a vez do simulado de mesa: a Defesa Civil guiou um roteiro fictício em que o papel dos demais participantes foi a resposta rápida ao desastre.
“O objetivo deste simulado em grupo é apresentar a suscetibilidade natural das encostas de Petrópolis para processos geodinâmicos, tais como: deslizamentos, corridas de massa e enxurradas”, disse Caroline Dutra, gerente do setor de geologia da Defesa Civil de Petrópolis.
Além da equipe da Defesa Civil de Petrópolis, as Defesas Civis de Teresópolis e Guapimirim, as Defesas Civis dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Defesa Civil de Juiz de Fora, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e do Estado de Minas Gerais (CBMMG), a Aeronáutica, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Esporte, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Guarda Municipal de Petrópolis (GCM), a Polícia Civil, o Centro Integrado de Defesa Área e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), a Águas do Imperador e a Agência Nacional de Eletricidade (Enel) também estiveram presentes no evento.
Leia também
-
Seminário no Quitandinha reúne especialistas em torno dos impactos do virtual na saúde mental
-
Cefet/RJ Petrópolis promove palestra sobre gentileza e promoção de saúde mental com Leonardo Boff
-
Uso de cigarros eletrônicos entre jovens acende alerta para riscos à saúde
-
Estiagem afeta abastecimento em Petrópolis
-
Leandro Sampaio declara apoio à candidatura de Yuri Moura