Divulgação

Primeiras imagens da série documental “Legado Germânico em Petrópolis” emocionam o público e produção promete ser propulsora do turismo

Uma plateia atenta e emocionada assistiu ao teaser estendido de “Legado Germânico em Petrópolis” neste domingo (29) pela manhã, no Teatro Mecanizado do Hotel Quitandinha, no último dia da Petrópolis Business. Histórias cativantes contadas por descendentes dos primeiros colonos germânicos que chegaram a Petrópolis há 178 anos ganharam vida na tela, transportando o público para uma época de coragem e determinação, quando esses imigrantes enfrentaram os desafios de cruzar nove mil quilômetros de oceano em busca de uma nova vida em Petrópolis. Com a assinatura de Bruno Saglia, produção executiva de Jane Saglia e executada pela SG! Company Filmes, “Legado Germânico em Petrópolis” está sendo transformada em jornada emocionante, composta por dois episódios de 40 minutos cada, uma série documental idealizada pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau com lançamento previsto para 2024.
O cineasta Bruno Saglia, um descendente de alemães e diretor da série, compartilhou sua paixão pela cidade e seu desejo de desvendar as histórias emocionantes dos colonos germânicos parte das raízes culturais da cidade. Ele destacou a riqueza e a atenção aos detalhes presentes nas narrativas que refletem o orgulho e o compromisso dos descendentes em manter vivas as memórias e tradições.
“Sou apaixonado por Petrópolis, me sinto fazendo parte da cidade. É um lugar que me inspira e me sinto como se fizesse parte desta história de alguma forma. Esse projeto é minha ‘cidadania petropolitana’, brincou o cineasta Bruno Saglia agradecendo a todos que participam com seus relatos, “abrindo a janela de suas almas e à toda a produção e pesquisa por trás das telas”.
Saglia aponta que o projeto se torna ainda mais especial porque é apoiado pelas empresas petropolitanas. “A cidade quer e aposta nesta produção com o caráter de preservação das memórias e impulsionador da economia”, considera o cineasta.
A presença de participantes da produção e convidados especiais acrescentou um toque especial à exibição do teaser estendido, reforçando o compromisso de todos em compartilhar essa parte importante da história da cidade. O evento não apenas aguçou a curiosidade dos presentes, mas também ressaltou a importância de preservar as raízes da colonização germânica enquanto promove Petrópolis como um destino turístico encantador.
Foram exibidos trechos de entrevistas com representantes de entidades que remetem à colonização, como o Clube 29 de Junho e o Coral Concórdia, assim como empresários de negócios que nos dias de hoje mantem receitas e tradições germânicas seja na gastronomia e na produção de cerveja, por exemplo. A família imperial também participa revelando detalhes da chega dos colonos e da formação da cidade planejada por D. Pedro II. O teaser estendido exibiu mais de 20 minutos de depoimentos antecipando as emoções da série completa.
“Muitos ajudaram e apoiaram para esse sonho sair do papel e acreditamos que, além de reverenciar a história da cidade, ele vai fortalecer a determinação de promover Petrópolis como um destino turístico imperdível. Com esta série documental, renovamos nosso compromisso em compartilhar o legado da colonização germânica e impulsionar o turismo, celebrando Petrópolis e suas maravilhas culturais”, afirma o presidente do PC&VB, Samir el Ghaoui.

Petrópolis Convention idealiza e empresa abraçam a série documental
Legado Germânico em Petrópolis foi idealizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e recebeu, de imediato, aporte da Kastel Hotéis, rede expressiva na cidade e um dos mantenedores do PC&VB. Esse patrocínio deu início à produção, que somou mais apoiadores. Bruno Gonçalves e Fabiano Barros, diretores da Kastel, estiveram presentes à exibição, renovando o desejo de ter documentada esta parte importante da história da cidade.
A série documental também recebeu da prefeitura, via Conselho Municipal de Turismo, financiamento em recursos do Fundo Municipal de Turismo para a conclusão deste sonho de levar a história de Petrópolis para às telas.
A secretária de Turismo, Silvia Guedón, esteve na exibição do teaser logo depois de participar da inauguração da reforma da Igreja Luterana de Petrópolis, um dos símbolos da colonização germânica em Petrópolis. Durante a sua fala, Silvia ressaltou o apoio da Prefeitura para a finalização da série.
“O filme já estava adiantando, tinha o início o meio e faltava finalizar. O prefeito imediatamente pediu que levasse esse assunto para a reunião mensal do Conselho Municipal de Turismo. Com maioria absoluta, tivemos a validação dos conselheiros para usar parte da verba do Fundo Municipal de Turismo para a finalização da série, trabalho que foi acompanhado pelo Conselho. Então, com enorme alegria, assistimos ao teaser estendido, com depoimentos riquíssimos sobre o legado e a continuidade da história germânica em Petrópolis, no último dia do Petrópolis Business, que voltou para mostrar toda a força produtiva da nossa cidade. Não tenho a menor dúvida que essa série incrementará ainda mais o nosso turismo, finalizou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Bruno Saglia, antes da exibição do teaser, ainda confidenciou que a ideia original era que “se fizesse um mês de pesquisa e se ‘rodasse’ por mais 30 dias, mas quando começamos a conhecer esses protagonistas, se tornou um projeto maior, com mais de seis meses de produção e gravação”, relata. A produção, durante a pandemia deu uma pausa até que fosse retomada já também contando com dias mais ensolarados na cidade. A meta é lançar a série documental no primeiro semestre de 2024.
“Legado Germânico em Petrópolis é um tributo à coragem e à resiliência daqueles que construíram a cidade e deixaram um legado duradouro e que desejamos que todo o Brasil e o mundo conheçam”, completa Samir el Ghaoui.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: