Divulgação

TRADICIONAL CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA FOI UM SUCESSO MESMO DEBAIXO DE CHUVA

A Caminhada do Outubro Rosa foi realizada neste sábado, 28 de outubro, com concentração na Catedral São Pedro de Alcântara, às 14h e saída às 15h30.
Este é o 15º ano da campanha, que teve início em 2009, e foi a 13ª edição da caminhada, que ficou 2 anos suspensa por conta da pandemia, e que este ano teve como slogan: “Colorindo vidas com amor e solidariedade”. Para a organização é tempo de amor e solidariedade e empatia com o próximo.
Antes da Caminhada e com todo o público já recebendo as camisas e participando das ações sociais como aferição de pressão, verificação de glicemia, entre outros, a presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos, recebeu em nome da APPO, das mãos do vereador Octávio Sampaio o Prêmio Padri Quinha, que de acordo com a Resolução 69/2016 premia instituições por seu relevante empenho junto às causas sociais do Município.
“Talvez o senhor não tenha ideia do que significa este Prêmio para a APPO. Ele leva o nome do Padre Quinha, que esteve conosco por muitos anos lutando pela nossa causa e nos ajudando a caminhar. Nossa alegria não tem medida”, ressaltou Ana.
Junto a isso o vereador entregou Emenda à Loa, de Protocolo Legislativo Processo Nº 5013/2023, que se trata de uma Emenda Individual Impositiva à Lei Orçamentaria anual para o exercício de 2024, destinada a APPO que inclui no Projeto de Lei GP 454/2023 – CMP 4466/2023, LOA 2024, dotações orçamentárias no valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais), no Orçamento da Secretaria de Saúde, Fundo Municipal de Saúde, Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.
“Em 2023 passamos por um momento muito difícil para a APPO e precisamos reduzir a quantidade de funcionários, sobrecarregando a equipe, mas sem reduzir serviços para os atendidos. Esse corte na carne nos doeu e ainda nos dói muito, mas ações como esta Emanda nos fazem perceber que nosso trabalho é valorizado e está sendo percebido. Esses recursos serão usados com muito respeito ao dinheiro público e aos pacientes oncológicos”, ponderou Ana.
Antes do início da caminhada mais de 2.000 pessoas receberam a camisa do Outubro Rosa em troca de 1kg de alimento não perecível. “É muito importante ressaltar que os alimentos arrecadados serão utilizados na Casa de Apoio e na montagem das cestas básicas de novembro e dezembro, distribuídas para as famílias assistidas pela APPO. As camisas foram fornecidas pela Prefeitura Municipal de Petrópolis”, ponderou Ana Cristina Mattos.
O grupo de pelo menos 3.500, de acordo com a organização, saiu da Catedral São Pedro de Alcântara e de de lá, seguiu pela Rua da Imperatriz, Rua do Imperador, Rua Dr. Nelson de Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade, Rua Roberto da Silveira, até o Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá, onde o trajeto foi finalizado.
Na chegada o público se deparou com uma linda exposição de telas produzidas por alunos das Escolas Municipais de Petrópolis que durante todo o mês de outubro foram sensibilizados por ações educativas que sensibilizaram os menores para a importância da prevenção e detecção do câncer de mama. “A exposição de telas está um sonho. Estamos muito felizes com essa ação organizada pela Secretaria de Educação, que abraçou de forma espetacular o verdadeiro conceito do Outubro Rosa que é o de levar informações de qualidade para todos os públicos”, ponderou Ana.
Após a chegada do público no Palácio de Cristal, o Prefeito Rubens Bomtempo, a Primeira Dama Luciane Bomtempo, o Secretário de Saúde Marcus Curvello, o presidente do SEHAC, Ricardo Patuléa, a presidente da APPO, Ana Cristina Coelho Mattos e a madrinha do Outubro Rosa 2023, Fernanda Fadel, recompuseram uma ação formal e todos pontuaram a importância do evento.
“Queremos agradecer a todos as empresas que adquiriram camisas da campanha. Os recursos obtidos com as camisas são muito importantes para a realização do Outubro Rosa. Referente a caminhada, nosso especial agradecimento a PMP – Prefeitura Municipal de Petrópolis com as camisas e pagamento do trenzinho para as vitoriosas com mobilidade reduzida; RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia que custeou pelo som da caminhada; a Rinaldi Locações pelos banheiros químicos e a Ikinha pela doação de malhas. Só conseguimos realizar este sonho, por mais um ano, graças aos nossos parceiros. Mas quero mesmo é parabenizar a todos que mesmo diante da chuva seguiram firme. Esta foi uma chuva de bênçãos que veio lavar a nossa alma tão sofrida neste ano. A APPO é Rosa! O Outubro é Rosa! Petrópolis é Rosa!”, finalizou Ana Cristina.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: