Indústria e Serviços são os setores que mais geraram empregos neste ano em Petrópolis, aponta Firjan

Análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que o setores da Indústria (+707) e de Serviços (+716) foram os maiores responsáveis pelas novas contratações em Petrópolis, em 2023. Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram ainda que a cidade gerou 1.584 novos postos de trabalho, de janeiro a setembro deste ano.
“A indústria tem mantido seu saldo de empregos positivos durante todo o ano, o que contribui muito no bom desempenho no acumulado do ano na geração de novos postos de trabalho em Petrópolis. A Firjan tem se empenhado em pautas positivas e discussões em prol do desenvolvimento econômico e a melhoria do ambiente de negócios para a sustentabilidade das empresas já instaladas aqui e para atrair novas oportunidades”, enfatiza o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon.
Indústria fluminense tem em setembro seu melhor desempenho em contratações formais
O setor industrial fluminense registrou, em setembro, seu melhor desempenho no mercado de trabalho neste ano, segundo a plataforma Retratos Regionais, produzida pela Firjan a partir de dados do Ministério do Trabalho e Previdência. Foram abertas 5.746 novas vagas na indústria com carteira assinada no mês. Já no ano, o estado do Rio de Janeiro acumula saldo de 123.028 novos empregos, de janeiro a setembro de 2023, em todos os setores, dos quais 37.194 na indústria.
A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em painel sobre os segmentos que compõem o setor industrial, a Construção (+3.386) e a Indústria de Transformação (+1.824) também apresentaram em setembro seus maiores saldos de 2023, enquanto a Indústria Extrativa (+339) e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (+197) mantiveram saldos positivos.
Apesar do bom desempenho, o resultado geral do setor industrial do estado está abaixo do nível de contratações de setembro do ano passado (+7.115). O destaque vai para a Indústria de Transformação, que apresentou saldo acima do observado em setembro de 2022 – de +1.731 –, boa parte no setor de Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+1.152).
O saldo total de vagas com carteira assinada em setembro é o terceiro maior do ano (17.998) e supera a geração de postos no mesmo mês de 2022 (+13.983), quando consideramos todos os setores da economia. Assim, o maior volume de vagas no mês veio do setor de Serviços (+8.475), com destaque para os Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas (+2.316). Já o Comércio criou 3.822 novos postos de trabalho formais e a Agropecuária apresentou queda na contratação (-45). Esta foi a única grande atividade econômica a demitir mais que contratar no estado neste mês.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: