Foto: divulgação

Cineclube Raul Lopes celebra mês das Mulheres com exibição do curta premiado “The Breeding Shed” e longa francês “Uma Canta, a Outra Não”

Com entrada gratuita, evento conta com a presença da diretora do curta, Celina Torrealba, e a professora de literatura da UERJ, Cassiana Lima Cardoso. Programação acontece na quinta-feira, 28, a partir das 17h, na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni
O Cineclube Raul Lopes exibe nesta quinta-feira, 28, as produções “The Breeding Shed” de Celina Torrealba e o longa francês “Uma Canta, a Outra Não” da diretora Agnes Varda – uma homenagem ao Mês das Mulheres. Com entrada franca, a programação acontece na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Após a sessão, haverá debate com a diretora Celina Torrealba e a professora de literatura da UERJ, Cassiana Lima Cardoso.
O curta “The Breeding Shed” (EUA, 2022) é um documentário que mergulha no mundo das corridas de cavalos puro-sangue na América do Norte, destacando mulheres que desafiam as normas em um ambiente dominado por homens. Situado na fazenda Three Chimneys em Lexington, Kentucky, o filme acompanha de perto três mulheres em diferentes estágios de suas carreiras na indústria, abordando questões como discriminação de gênero, remuneração desigual e condições de trabalho inseguras, enquanto destaca a importância da igualdade de gênero e da justiça social.
Já “Uma Canta, a Outra Não” é um musical feminista ambientado em Paris, 1962. A história acompanha duas jovens, Pauline e Suzanne, com sonhos e desafios diferentes. Pauline aspira ser cantora enquanto Suzanne enfrenta a maternidade após uma tragédia familiar. Suas vidas seguem caminhos distintos, com Pauline se tornando uma cantora ativista após experiências difíceis no Irã, e Suzanne trabalhando no planejamento familiar. Dez anos depois, elas se reencontram durante uma manifestação feminista, mostrando a evolução de suas jornadas.
“O cinema poético e político de Varda se destaca dos seus pares da Nouvelle Vague à medida que traz a perspectiva feminina para sua narrativa fílmica. Um feminismo criativo, que mostra tanto a subjetividade das mulheres quanto seus corpos, de maneira densa e sensível”, destaca Cassiana Lima Cardoso.
A programação do projeto “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Convidados
Celina Torrealba é uma cineasta e produtora carioca, residente em Petrópolis há mais de 20 anos. Com formação pela New York University e Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, possui uma sólida carreira como produtora de filmes nos EUA, incluindo “Wasp Network”, “The Lighthouse” e “Port Authority”. Além de produtora, é diretora de filmes curta-metragem como “The Breeding Shed” (2022) e “Huele la Vida” (2018). Atualmente, está na fase de pós-produção do filme “Voto de Esperança” e codirigindo um documentário sobre Squel Jorgea, porta-bandeira da escola de samba Portela.
Cassiana Lima Cardoso é formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Poética pela UFRJ (2008) e doutorado em Literatura Comparada pela mesma universidade (2014). Suas pesquisas abrangem obras de autores como Rosário Fusco e Samuel Beckett, com foco na dramaturgia e produção literária contemporânea, especialmente de autoras mulheres. Já atuou como professora-adjunta de Literatura e Língua Portuguesa no CAp-UERJ e atualmente é professora-adjunta de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo. Além disso, integra o Coletivo Mulherio das Letras.

Sobre o projeto
O “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” promove exibições acessíveis em diversos locais e equipamentos da cidade, com a presença de convidados para debater temas variados, valorizando e difundindo cinemas periféricos, nacional e internacionalmente independentes. A itinerância da programação, proposta por amigos que acompanham o cineclube há quase uma década, aborda questões como democracia, direitos das mulheres, LGBTQI+, trabalhadores, combate ao racismo, preconceito e questões sociais. O público diversificado, composto por pessoas de todas as idades e regiões do Brasil, tanto presencialmente quanto online, compartilha o amor pelo cinema, interesse em debater filmes e aprender uns com os outros, e defende a democracia e os direitos humanos.

Sobre o cineclube
O Cineclube Raul Lopes é um espaço sem fins lucrativos dedicado a exibir filmes e promover debates. Dirigido por Lilia Monteiro e fundado em 2016, suas sessões ocorrem em vários locais, principalmente on-line após a pandemia. Com foco pedagógico para a Escola Cultural, é aberto ao público e as suas sessões são gratuitas.

Serviço:
Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar – “The Breeding Shed” e “Uma Canta a Outra Não” – debate com a diretora Celina Torrealba e Cassiana Lima Cardoso
Data: Quinta-feira, 28 de março
Horário: 17h
Local: Sala Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico.
Entrada franca

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: