EM BRASÍLIA, DEPUTADO YURI MOURA PEDE PRIORIDADE NO PAC PARA ÁREAS AINDA SEM CONTENÇÃO DE ENCOSTAS EM PETRÓPOLIS

Em maio, Governo Federal deve anunciar liberação das verbas do PAC Seleções para Petrópolis e outros municípios fluminenses

Em visita ao Ministério das Cidades, nesta última quarta (24), o Deputado Estadual e pré-candidato à Prefeitura Municipal de Petrópolis Yuri Moura pediu prioridade para áreas em Petrópolis ainda sem previsão de obras. Locais atingidos desde 2022 sem qualquer previsão de intervenções por parte do Governo do Estado ou Governo Municipal.

A reunião foi na Secretaria Nacional das Periferias, onde Yuri esteve com o secretário da pasta, Guilherme Simões, pedindo prioridade nos projetos de contenção de encostas para áreas como Caxambu, Alto Independência, Rua Paulista, servidões da Rua Teresa, Floresta, Rua Uruguai, pontos no Quitandinha e São Sebastião. Além de locais que necessitam de obras preventivas urgentemente como Posse, Battaillard, Atílio Marotti, Valparaíso e Alto da Serra.

O Deputado também averiguou o status das propostas apresentadas pelo Municípios da Região Serrana, Baixada Fluminense e pelo Governo Estado do Rio de Janeiro ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. No fim do ano passado, as cidades tiveram a oportunidade de inscrever projetos de obras que podem ser contemplados com recursos federais neste ano.

Petrópolis, inscreveu 17 projetos ao apagar das luzes, já no último dia previsto pelo Governo Federal, após cobrança pública de Yuri. Há época, o deputado estadual oficiou os 92 municípios fluminenses alertando sobre os prazos e colocando assessoria técnica à disposição.

Outro pedido feito pelo parlamentar, e atendido pelo Governo Federal, foi a prorrogação do prazo de inscrições.

Agora, Yuri acompanha para que Petrópolis receba estas verbas, em especial as voltadas para a prevenção às tragédias. Outra demanda levada por Yuri foi a adesão do Município aos programas da Secretaria Nacional de Periferias, como capacitação de lideranças comunitárias em prevenção de riscos.

“Além de programas de capacitação, avançamos para que a Secretaria Nacional de Periferias colabore na atualização do Plano Nacional de Redução de Riscos e também nas questões de regularização fundiária, que é urgente em várias comunidades em nossa cidade. É muito importante lembrar que em 2023 conseguimos destravar mais de 10 milhões do antigo PAC das Encostas e por conta da ineficiência de vários governos, o recurso ficou parado e deixou de promover importantes obras de prevenção”, ressaltou Yuri.

Os valores destravados a qual Yuri se refere estão sendo utilizados em obras nas ruas Primeiro de Maio, Dr. Eugênio Barcelos e Itália, na Vila Militar. Novos recursos devem ser anunciados em pronunciamento oficial do Presidente Lula em maio, o qual Yuri foi convidado pelo Ministério das Cidades: “Nossa expectativa é que seja liberado um conjunto de recursos importantes para Petrópolis. As pessoas não aguentam mais esperar. O Governo Lula demonstra uma sensibilidade que faltou aos governos do Estado e municipal. Vamos fiscalizar para que as obras sejam executadas de forma séria e transparente. É preciso respeito com o dinheiro público!”. conclui.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: