Sábado, 9 de novembro, 17h, com entrada franca e classificação livre
O Cineclube CSZ exibe neste sábado às 17h o documentário Toquinho: encontros e um violão (Toquinho, incontri e una chitarra, Brasil/Italia, 2024) de Erica Bernadini. O filme integra programação nacional do Festival de Cinema Italiano no Brasil, promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e, em Petrópolis, pela Casa D’Italia Anita Garibaldi. A sessão inclui ainda o curta-metragem Oyá – recortes poéticos das montanhas de Petrópolis (Brasil, 2024) de Rodrigo Romano e com trilha sonora original do maestro Rodrigo D’Avila, e será seguida de debate com o diretor Rodrigo Romano e a produtora Paula Maracajá.
Sobre o filme Oyá
Uma viagem sobre as montanhas de Petrópolis inspirada na mãe dos ventos e guardiã das tempestades, Oyá é um documentário experimental curta-metragem que explora um diálogo sobre os fenômenos da natureza sob a ótica, sonoridades e origens à cosmovisão africana. O filme, realizado por meio do edital Alan Sask do Fundo Municipal de Cultura, propõe um novo olhar sobre as paisagens e a identidade cultural da cidade. Com imagens registradas entre 2017 e 2024, o curta utiliza a técnica de time-lapse para capturar a poesia das montanhas da região, revelando a conexão entre o céu e a terra em uma narrativa visual única. Com trilha sonora original que mistura ritmos tradicionais do candomblé e música clássica, o filme vai além da contemplação natural, convidando o público a refletir sobre território e identidade cultural. Seu nome é ligado a orixá Oyá/Iansã que, segundo a mitologia africana, personifica a força e a beleza indomável da natureza.
Sobre o filme Toquinho: Encontros e um Violão
O documentário Toquinho: encontros e um violão (90 minutos) foi escolhido pela embaixada da Itália para compor as comemorações dos 150 anos da imigração italiano no Brasil. “Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como Toquinho. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revivi momentos marcantes da carreira do violonista. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.
Sobre o projeto
Desde 2013, o Cineclube Casa Stefan Zweig, exibe filmes inspirados na obra de Stefan Zweig e documentários, com sessões mensais seguidas de debate com convidados. É um espaço de trocas e reflexão sobre diferentes temas sensíveis às comunidades petropolitanas como a cidade, direitos, combate ao racismo e à intolerância, literatura, artes visuais, psicanálise, música, história, sempre com entrada franca.
Buscando valorizar a produção local e formar plateia de diferentes idades para as sessões do nosso cineclube, a programação dessa proposta cultural conta com filmes realizados por pessoas que pensam a cidade, sua história e a importância de alguns de seus personagens.
A programação do projeto Cineclube Casa Stefan Zweig é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Cineclube Casa Stefan Zweig – Oyá (Brasil, 2024) e Toquinho: Encontros e um Violão (Brasil/Itália, 2024) seguida debate com os cineastas Rodrigo Romano e Paula Maracajá
Data: sábado, 9/11
Horário: 17h
Local: Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, 34
Entrada franca
Leia também
-
Final de ano especial no Armazém do Grão
-
Escola de Música Santa Cecília conquista aprovação de projeto na Lei de Incentivo à Cultura e busca patrocínio de pessoas físicas
-
Jane Duboc e Rafa Direito retornam ao Soberano neste final de semana
-
Escola Municipal Monsenhor João de Deus recebe iniciativas sustentáveis
-
Mesa redonda com reflexão sobre a escultura Mima