O balanço das obras de contenção e o lançamento dos planos Verão 2024/2025 e Municipal de Redução de Riscos foram os destaques da III Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento, realizado nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no Instituto Teológico Franciscano (ITF), reuniu representantes da Prefeitura, do Poder Judiciário e da sociedade civil.
Na abertura, o prefeito Rubens Bomtempo destacou as principais ações da Prefeitura na área de Defesa Civil, como o fortalecimento dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), a ampliação do programa Escolas Resilientes, a instalação de cinco estações meteorológicas e a execução de obras de contenção e projetos do PAC Seleções. “Construímos esse tripé com a sociedade civil, o que nos permitiu agilizar as ações da Defesa Civil em nossa cidade. Hoje, a Defesa Civil tem capacidade de implementar políticas públicas que tornam Petrópolis mais resiliente e segura”, afirmou o prefeito.
A participação popular, com o fortalecimento dos Nudecs, foi um dos pontos enfatizados pelos secretários de Defesa Civil, Rodrigo Werner, e de Desenvolvimento Econômico, Rafael Simão. “Essa integração com a sociedade civil, a participação comunitária e a transparência nas ações são pilares que sempre buscamos implantar e fortalecer”, ressaltou Rodrigo Werner.
A procuradora de Justiça Denise Tarin, presente na abertura, elogiou o trabalho da Prefeitura nesta gestão. “O que todos nós buscamos é uma vida mais sustentável, digna e segura para os próximos anos”, afirmou.
A secretária de Obras, Vyrna Jacomo, apresentou o balanço das obras de contenção e os projetos contemplados pelo PAC Seleções. “A Secretaria de Obras e a Defesa Civil atuam em parceria, investindo em ações que reduzem riscos e fortalecem a resiliência”, explicou.
Também participaram da abertura da conferência a promotora do Ministério Público, Zilda Januzzi; o representante do Nudec Rua do Túnel, Hélito Fragas e o representante do 15ª Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Vilela.
Leia também
-
Concilia Petrópolis prorrogado até dia 18 de dezembro
-
Rodoviários recebem atualização dos protocolos de inundação em Petrópolis
-
Defesa Civil não registra ocorrências em decorrência da chuva e mantém monitoramento
-
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
-
Vereadora Júlia aprova projeto de lei que amplia licença-paternidade de 7 para 30 dias entre servidores públicos