
TRANSPORTE EM CRISE
- Nova reviravolta e agora a 4ª Vara Cível de Petrópolis autorizou o mal fadado rejuste nas tarifas de ônibus da cidade. A novidade é que, depois de mais de trinta anos, teremos tarifas diferenciadas. Acontece que a Turp foi penalizada pela Justiça e vai poder cobrar “apenas” R$ 5,60, enquanto Cidade Real e Cidade das Hortênsias poderão praticar o reajuste total, ou seja R$ 5,90.
- De acordo com juiz Jorge Luiz Martins, a Turp só poderá adotar o preço total caso cumpra metas de qualidade que serão fiscalizadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito de Transportes (CPTrans). Essa queremos ver!
- Quem é novo não vai lembrar, mas antes da criação dos terminais de Corrêas e Itaipava, no governo Gratacós, as tarifas eram diferenciadas. Os mais velhos lembrarão das fichinhas coloridas que se depositava em um recipiente próximo ao motorista.
- Ainda falando em passagem, alguns pontos não ficaram claros na decisão da Justiça: acabou então o desconto para quem adquire créditos no cartão Riocard? E com duas tarifas diferentes, como fica a questão da integração?
- Voz solitária na Câmara Municipal, a vereadora Júlia Casamasso recorreu também à Justiça para suspender o reajuste! A parlamentar fez duras críticas em sua fala e pede que se realize uma auditoria independente para mais clareza dos fatos. A matéria completa você pode conferir no link http://jornaldeitaipava.com.br/index.php/2025/08/27/em-oficio-a-justica-vereadora-julia-casamasso-pede-suspensao-do-aumento-da-tarifa-de-onibus/
- A Prefeitura, parte fundamental nesse imbróglio todo, se faz de morta e limita-se a dizer que é contra qualquer reajuste, não apresenta nada de novo em termo de soluções.
Contatos com esta coluna: demetrio.jornal@gmail.com ou Whatsapp (24) 99213 6122