Projeto intersetorial da Prefeitura foi reconhecido em ação da Secretaria de Estado de Saúde
As equipes dos Programas de Saúde Bucal e de Saúde da Escola (PSE), ambos da Prefeitura, receberam um importante reconhecimento, na manhã desta quinta-feira (15), durante a “Mostra de Práticas Exitosas – 2021-2022”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde. Através do projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Secretaria de Educação, Petrópolis ficou em primeiro lugar, entre os três municípios que tiveram melhores experiências exitosas este ano.
“O projeto foi implantado há 30 anos e consiste na realização de palestras, rodas de conversa, avaliação epidemiológica nos alunos da rede municipal de educação. Esse é um merecido e importante reconhecimento as equipes que se empenham e prestam um excelente trabalho a nossas crianças”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
As visitas nas unidades escolares, segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, são realizadas por quatro cirurgiões dentistas, que, ao longo de 2022, estiveram em 57 escolas e alcançaram mais de 6,5 mil estudantes. “Também são passadas técnicas e informações sobre a importância da escovação, principalmente após as refeições, assim como orientações para a redução da ingestão de açúcares”, explica o secretário de Saúde.
“Esse trabalho, ao longo dos anos, vem contribuindo para a diminuição da quantidade de crianças com doença cariosa, pois, com a orientação, elas começam a ter consciência da necessidade de escovar os dentes. Dessa forma, diminuem os índices de crianças com dentes cariados, perdidos e obturados. O reconhecimento desse trabalho nos deixa ainda mais motivados”, disse Deborah Cinelli, coordenadora do Programa de Saúde na Escola – PSE.
Leia também
-
Praça CEU das Artes Corta Rio, na Posse, celebra 10 anos
-
Câmara aprova Semana Antirracista, mas rejeita inclusão de PL contra monumentos e homenagens a escravocratas
-
Câmara convoca presidente da Comdep e Secretário da SSSOP para esclarecimentos sobre crise do lixo
-
Câmara Municipal reabre sala das sessões totalmente reformada
-
Deputado Yuri Moura realiza audiência sobre o conceito de “Cidade Esponja” e defende criação de ICMS da Resiliência