A Banda LummeN se apresenta com entrada franca, na próxima sexta-feira, 06 de janeiro, às 19h, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. A LummeN se firmou como uma das mais originais bandas do cenário progressivo brasileiro. Sua principal característica é unir elementos da música medieval e renascentista numa roupagem contemporânea.
A linguagem da LummeN se enquadra no universo da Música Progressiva e a banda utiliza atributos da música erudita: melodias ricas, sofisticação harmônica e rítmica, além de longas suítes com movimentos variados. A banda é formada pelos músicos Marco Aurêh (voz, flauta, violão e teclado), Dalus (violino, violão e vocal), Paulinho Cabral (guitarra) e Diego Peres (baixo elétrico e vocal). O show contará com a participação especial dos músicos Vicktor Correa (bateria), Louhma (vocais) e de Maicon Gorni (violoncelo).
O repertório é composto por letras poéticas tematizadas a partir de histórias de amor e fantasia e, além da presença clássica do trio guitarra-baixo-bateria, a banda sobrepõe instrumentos pouco ligados à estética do rock, como a flauta de Aurêh, o violino de Dalus e o violoncelo de Gorni.
De sonoridade múltipla, o estilo musical progressivo da LummeN busca uma fusão do rock e do pop com outros gêneros, tais como o jazz e o folk, de harmonia mais complexa. Para Marco Aurêh, fundador da banda, “A LummeN une música erudita com música popular. Ora climas suaves, ora atmosferas intensas. Rock progressivo. Música Progressiva. O vintage por uma via moderna.”, ressalta o compositor da maioria das canções autorais da LummeN. E essa criativa mistura, somada à fonte medieval e renascentista, fortalecem a identidade e a originalidade da banda.
O show reúne algumas músicas do último álbum da LummeN, MEDIEVAL CONTEMPORÂNEO, como a suíte instrumental ‘Destino imaginário’; “O mito do amor romântico” e “Pequena canção profana” – com a participação vocal de Louhma. Além disso, “Taberna Medieval” e “Tempo imóvel”, essa com poema de Cassiano Ricardo musicado por Aurêh, que esteve ausente nos dois últimos shows da banda. O público que for ao Palácio de Cristal também poderá conhecer em primeira mão e em caráter surpresa, a versão instrumental de um clássico da música inglesa hard-rock.
As principais influências da LummeN circulam pela italiana Premiata Forneria Marconi (PFM), a holandesa Focus, os ingleses do Jethro Tull e a brasileira O Terço – com quem Aurêh chegou a tocar e a gravar com Sérgio Hinds, fundador da icônica banda carioca, posteriormente mineirada com a entrada de Flávio Venturini. O músico Franco Mussida, da italiana PFM e uma das principais influências da LummeN, resume a definição do estilo da seguinte forma: “Progressivo é basicamente uma mistura de três elementos: a música, a improvisação inspirada no jazz e a composição em estilo clássico.”
Fundada em 1995, a Banda LummeN estreou na Concha Acústica do Museu Imperial e já se apresentou em diversas casas do Rio de Janeiro como Centro Cultural da Justiça Federal, Ballroom, Teatro da Galeria, Solar Botafogo, Centro Cultural da Música Carioca, entre outros. Essa é uma oportunidade para o público começar 2023 com música boa e assistir à banda que não se apresenta em Petrópolis desde dezembro de 2021.
Serviço:
Show LummeN Banda
Data: 06/01/2023 – sexta-feira.
Horário: 19h.
Local: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá – Centro Histórico – Petrópolis – RJ.
Entrada franca.
Leia também
-
Jane Duboc e Rafa Direito retornam ao Soberano neste final de semana
-
Escola Municipal Monsenhor João de Deus recebe iniciativas sustentáveis
-
Mesa redonda com reflexão sobre a escultura Mima
-
Alternativas ao azeite de oliva: nutricionista indica opções mais econômicas e saudáveis
-
Brasil registra aumento na procura por cursos técnicos de Nível Médio