Um dos cartões postais mais emblemáticos de Petrópolis, a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura está com as portas abertas para receber petropolitanos e turistas que queiram aproveitar as férias de janeiro para conhecer o icônico casarão do século 19. Com a mostra “Pinturas de Mangiavacchi”, o espaço reúne obras do artista em um cenário cuja arquitetura chama atenção em cada detalhe.
O espaço mantém sua decoração original preservada: a sala possui salões de festas com lustres franceses, espelhos de cristal belga, lareiras de mármore carrara e cerca de 200 pinturas murais por todos os cômodos. O espaço é tão rico em detalhes, que até as dobradiças da porta são decoradas – um cenário perfeito para quem gosta de fazer belas imagens para compartilhar em suas redes sociais.
Atração à parte, o belíssimo jardim foi projetado pelo botânico Auguste Glaziou, o mesmo responsável pela reforma dos jardins da Quinta da Boa Vista e da residência do Barão de Nova Friburgo, por exemplo, sendo o único no Brasil que se conserva em estado original. O espaço está liberado para o público aproveitar, seja para relaxar, ler um livro ou contemplar a Casa.
Além disso, é possível percorrer uma pequena trilha, de 116 metros de extensão. No trajeto, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo à parte. Ela está localizada ao lado direito de quem olha para a fachada do imóvel e foi encomendada no século 19 pelo proprietário original, José Tavares Guerra.
Nela, o visitante pode apreciar também espécies de orquídeas, bromélias, samambaias, e uma diversidade de pássaros e aves, como jacutingas, sabiás, saracuras, canários, bem-te-vis, sanhaços, e outros animais como esquilos e macacos.
Parte do roteiro a pé de pontos turísticos da cidade, a Casa de Petrópolis fica no Centro Histórico, no número 716 da Avenida Ipiranga. Seu funcionamento acontece de quarta a domingo, das 10h às 16h. O espaço conta com estacionamento rotativo. Os ingressos para visitar seu interior custam R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia entrada.
Espaço multicultural traz a arte de Adriano Mangiavacchi para seu interior
As belíssimas obras de Adriano Mangiavacchi podem ser apreciadas de perto no interior da Casa. A exposição conta com trabalhos feitos pelo artista entre 2018 e 2022 utilizando o processo de “seripintura” – termo concebido por ele mesmo e que reúne as qualidades da pintura e da serigrafia, em telas de formatos diversos aglutinadas, como se fossem peças de outdoors, compondo uma única obra – algumas delas chegam a passar de 1.80m.
A mostra apresenta inserções casuais, que resgatam paisagens com o colorido de amarelos, laranjas e verdes, presentes na natureza brasileira que Mangiavacchi tanto admira. As cores resultam de um processo de mistura de tintas acrílicas, depois numeradas, meticulosamente, para dar origem à sua própria paleta. Em alguns quadros, usa tintas iridescentes, resultando em reflexos metalizados.
Leia também
-
Jane Duboc e Rafa Direito retornam ao Soberano neste final de semana
-
Escola Municipal Monsenhor João de Deus recebe iniciativas sustentáveis
-
Mesa redonda com reflexão sobre a escultura Mima
-
Alternativas ao azeite de oliva: nutricionista indica opções mais econômicas e saudáveis
-
Brasil registra aumento na procura por cursos técnicos de Nível Médio