Depois de dois anos de interrupção, provocada pela pandemia da covid-19, o carnaval de Três Rios está de volta. Para 2023, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está preparando uma festa ainda maior do que as edições anteriores: desta vez, a folia se estenderá por sete dias, com início na quarta-feira, dia 15.
Durante uma semana a cidade receberá diversos cantores e bandas conhecidos nacionalmente, além do tradicional desfile das escolas de samba, que promete surpreender os foliões. Os shows e o desfile, com entrada franca, acontecerão na Avenida Condessa do Rio Novo, no Centro.
A abertura do carnaval, nesta quarta-feira (15), fica por conta do cantor Alexandre Pires. Na quinta, 16, é a vez da banda Raça Negra. Na sexta, 17, sobe ao palco o Bonde do Forró, e no sábado, 18, a festa recebe o grupo de pagode Di Propósito.
No domingo, 19, o show fica por conta dos desfiles das agremiações trirrienses. As escolas de samba se apresentam, a partir das 21h, na seguinte ordem: Independente do Triângulo, Sonhos de Mixyricka, Bambas do Ritmo, Mocidade Independente de Vila Isabel e Bom das Bocas. Neste ano, todas as arquibancadas serão gratuitas e cobertas.
Na segunda, 20, a agenda de shows é retomada com apresentação da dupla sertaneja João Neto e Frederico, e na terça a festa é encerrada com o cantor Péricles. Vale lembrar também que o carnaval é abrilhantado também pelos tradicionais blocos populares, que animam o centro e os bairros da cidade durante o dia.
Além da programação cultural, a Prefeitura tem preparado também um esquema especial de segurança para os foliões. Durante os sete dias, o acesso à Avenida Condessa do Rio Novo, onde será realizada a festa, será controlado e com revista. Haverá também reforço no efetivo de agentes de segurança, com parceria entre a Guarda Municipal e o 38º Batalhão de Polícia Militar.
Durante todos os dias da festa, a Prefeitura disponibilizará ambulâncias e equipes de saúde, que estarão concentradas numa estrutura especial de atendimento montada na Praça da Autonomia, no Centro.
Programação alternativa
A Prefeitura organizou ainda uma programação alternativa de carnaval com matinês e shows de grupos regionais, no Centro e no distrito de Bemposta, que também receberá um esquema especial de segurança e saúde.
No Centro, a programação acontece na Praça São Sebastião e na Rua Duque de Caxias — em apoio ao tradicional Bloco das Piranhas —, e em Bemposta, na Praça Guilhermina Guinle. Os shows podem ser conferidos abaixo, com a programação completa do carnaval trirriense.
PROGRAMAÇÃO:
15/2 (quarta-feira):
Alexandre Pires, 21h, Av. Condessa do Rio Novo
16/2 (quinta-feira):
Raça Negra, 21h, Av. Condessa do Rio Novo
17/2 (sexta-feira):
Akidabanda, 17h e 20h, Praça São Sebastião
Bonde do Forró, 22h, Av. Condessa do Rio Novo
18/2 (sábado):
Akidabanda, 17h e 20h, Praça São Sebastião
Acústico A3, 17h, Rua Duque de Caxias
Léo de Freitas, 20h, Rua Duque de Caxias
Renato Esttrada e Família, 23h, Praça Guilhermina Guinle (Bemposta)
Di Propósito, 23h, Av. Condessa do Rio Novo
19/2 (domingo):
Akidabanda, 17h e 20h, Praça São Sebastião
Desfile das escolas de samba, 19h, Av. Condessa do Rio Novo
Acústico A3, 20h, Praça Guilhermina Guinle (Bemposta)
20/2 (segunda-feira):
Akidabanda, 17h e 20h, Praça São Sebastião
João Neto e Frederico, 23h, Av. Condessa do Rio Novo
21/2 (terça-feira):
Akidabanda, 17h e 20h, Praça São Sebastião
Péricles, 23h, Av. Condessa do Rio Novo
25/2 (sábado):
Desfile das campeãs, 19h, Av. Condessa do Rio Novo
Leia também
-
Prefeitura do Rio apresenta projeto ambicioso, nos moldes do “Porto Maravilha”, para região do Sambódromo
-
Angra dos Reis: procissão Marítima com inscrições abertas até 23 de dezembro
-
Estado inaugura base do Segurança Presente em Guapimirim, a 50ª no estado
-
Bilhete de metrô para o Réveillon do Rio será digital, em QR Code
-
Estado entrega drones para a Operação Lei Seca com o objetivo de flagrar motoristas que tentam escapar da fiscalização