A expectativa de ocupação da rede hoteleira em Petrópolis para o Carnaval aumentou seis pontos percentuais e agora é de 88,40%. O levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) sobre as reservas de hotéis e pousadas em cidades fluminenses, referências em turismo, aponta uma média de 92,56% entre 14 destinos pesquisados – sem contar a capital onde a ocupação deve bater 100%.
“São quase 5.700 leitos ocupados no período e é um bom índice. Nosso desafio é manter este patamar até a alta temporada de inverno”, avalia o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.
A uma semana, a possibilidade era de ocupação na faixa de 82% em Petrópolis com a expectativa de aumentar, previsão está sendo cumprida. “Também esperamos um bom movimento no pós-Carnaval, com as pessoas emendando a folia de Quarta-feira de Cinzas a domingo e recebendo o público preferem viajar no período imediatamente posterior”, antecipa Fabiano Barros.
Petrópolis transita entre dois universos: da tranquilidade, do refúgio, que é a busca mais frequente dos turistas, e da folia, esta mais direcionada aos moradores, mas que também se transforma em uma boa opção para o visitante que deseja também aproveitar o movimento, São atrações em clubes, shoppings e os blocos de rua além de oportunidade de desfrutar da gastronomia e de compras.
Pontos turísticos abertos
Além de passeios na natureza, trilhas, esportes radicais ou mesmo apenas a contemplação, a cidade no Carnaval funciona com o seu maior atrativo a pleno vapor: o turismo cultural. Ficam abertos pontos turísticos concorridos como Museu Imperial (fechado apenas na segunda), Catedral São Pedro de Alcântara (aberta todos os dias), Museu de Cera e Museu dos Brinquedos (abertos todos os dias), Museu Casa do Colono (fecha na Quarta-feira de Cinzas) e Casa da Princesa Isabel (fechada terça e Quarta-feira de Cinzas). Também estarão em funcionamento espaços ao ar livre como Parque Cremerie, Parque da Ipiranga e Trono de Fátima (fecham na Quarta-feira de Cinzas).
Petrópolis terá mais de 40 atrações no carnaval, com bloquinhos e shows
Há programação no centro e nos bairros, um total de 42 shows e bloquinhos, a maioria atrações que nasceram nas próprias comunidades e são tradição nos bairros, mas que também podem receber visitantes. No Centro, na Praça da Liberdade, as atrações rolam até terça-feira, começando nesta sexta com nomes como Tribo de Gonzaga, Banda de Marchinhas, Teatro Circense Andança, Pedro Ribeiro, Trio Dubrá, Alma Reggae, Mayara Ferreira, Bloco Vai dar M, OnibluesBand e Baile do Zen, entre outros.
Bailinhos, roteiro de compras e boa gastronomia
E há programas para todas as preferências e idades que garantem animação na medida para quem quer relaxar, mas sem perder o gingado. O Shopping Estação Itaipava programou bailinhos para as crianças de sábado a terça e o Vilarejo, também com programação focada nos pequenos e para todas as idades, promove de sábado a terça agenda especial com festa com pintura artística, chuva de confete, personagens de histórias em quadrinhos, banda e DJ.
Em pleno Centro Histórico, o Duetto’s, nos jardins do Museu Imperial, programou feijoada acompanhada de show de chorinho no sábado, cardápio que se repete no domingo quando haverá pintura infantil e recreação. E na terça, encerrando o Carnaval, dose dupla de chope. Já no Soberano, casa de espetáculos de Itaipava, nomes consagrados da música instrumental se apresentam domingo, segunda e terça-feira, sempre a partir das 21h.
Na hotelaria, o Castelo Itaipava tem brincadeiras e recreações que envolvem a família toda nos dias de Carnaval. A Locanda tem menu especial no sábado de Carnaval, além de pacotes de hospedagens e o Parador Santarém tem bailinho de Carnaval no sábado e feijoada no domingo. Já o Solar Fazenda do Cedro, além dos bailinhos infantis, feijoada e música ao vivo, programou também oficina de máscaras e desfile de fantasias. Mas há programas também para quem quer cuidar de corpo e mente e se manter fora da folia. O Spa Posse do Corpo tem pacote especial com massagem de cortesia.
Leia também
-
MPRJ ajuíza ação para que Petrópolis regularize com urgência a coleta de lixo no município
-
Diocese de Petrópolis apoia iniciativas do Movimento Empresarial Petrópolis 2030
-
Balcão de Empregos: mais 56 vagas para esta semana
-
Prefeitura inaugura base do Samu no Meio da Serra
-
Vereadores realizam reunião para esclarecer crise na coleta de lixo e medidas adotadas pela COMDEP