O deputado estadual Yuri (Psol) apresentou, na Assembleia Legislativa do Rio, proposta de combate à fome no estado. O projeto, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, pode garantir que as cozinhas e refeitórios das unidades estaduais de ensino sejam liberadas para projetos sociais com essa temática. Ou seja, instituições religiosas, movimentos sociais e demais organizações que promovam ações de combate à fome, poderão utilizar a estrutura das escolas para a distribuição de refeições às famílias em situação de pobreza e miséria.
“Em Petrópolis já é lei, de minha autoria, e tiramos do papel com várias parcerias que garantiram centenas de quentinhas e refeições nos finais de semana para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Agora queremos estender essa iniciativa para todo o estado”, defendeu Yuri.
O projeto prevê ainda, que o poder executivo poderá destinar alimentos excedentes da merenda escolar aos projetos de combate à insegurança alimentar e nutricional, desde que, sob hipótese alguma, comprometa a alimentação dos estudantes da rede pública estadual de ensino. Além disso, a iniciativa pode ajudar na conscientização dos alunos, familiares, profissionais da educação sobre segurança e soberania alimentar e nutricional, por meio de cursos de formação e ciclos de palestras.
A proposta será votada no plenário da Casa. “Queremos mudar os rumos da política de segurança alimentar e nutricional, é inadmissível que no nosso estado quase 3 milhões de pessoas estejam passando fome”, concluiu.
Leia também
-
Praça CEU das Artes Corta Rio, na Posse, celebra 10 anos
-
Câmara aprova Semana Antirracista, mas rejeita inclusão de PL contra monumentos e homenagens a escravocratas
-
Câmara convoca presidente da Comdep e Secretário da SSSOP para esclarecimentos sobre crise do lixo
-
Câmara Municipal reabre sala das sessões totalmente reformada
-
Deputado Yuri Moura realiza audiência sobre o conceito de “Cidade Esponja” e defende criação de ICMS da Resiliência