A Diocese de Petrópolis iniciou, nesta segunda-feira, dia 24, a Semana Eucarística, preparando-se para conclusão do Ano Eucarístico, que acontece no dia 1º de maio com uma programação durante todo o dia. Durante a semana acontecerão diversas atividades, como as 40 Horas de Adoração, Tríduo Eucarístico, Ordenação Diaconal, primeira comunhão de crianças e a Hora Santa Vocacional.
Dom Gregório Paixão, OSB, convida todos os diocesanos e pessoas de boa vontade para participarem deste momento de oração e unidade da Diocese de Petrópolis. Ele lembra que o Congresso Eucarístico, ao ser realizado no dia 1º de maio, mantém unidade também com os dois congressos anteriores. O primeiro ocorreu em 1943, quando a cidade completou 100 anos de fundação e o segundo, em 1955, quando Petrópolis já era Diocese.
Falando sobre o Congresso Eucarístico, o bispo lembra que não é evento para reunir as pessoas, é um momento para se reunir em torno daquele que dá sentido “a nossa existência e que é a única verdade. Cristo está vivo, está entre nós, está na eucaristia e precisamos dar esse testemunho”. Dom Gregório Paixão lembra que “nosso olhar tem que estar voltado para o Cristo Eucarístico e devemos dizer somos seus discípulos e reconhecer Jesus na eucaristia”.
A programação da Semana Eucarística começou nesta segunda, com algumas paróquias iniciando as 40 horas de Adoração e segue nos dias 26, 27 e 28 de abril, com o Tríduo por Decanato e a programação completa poder ser acessada pelas redes sociais da Diocese de Petrópolis ou no site – https://ced2023.diocesepetropolis.org.br/. No sábado, ainda na programação, às 9h, acontece a Ordenação Diaconal, na Catedral de Petrópolis e no domingo, dia 30, às 15h, Hora Santa Vocacional nas 49 paróquias da Diocese, na sede das comunidades de vida e casas religiosas.
No dia 1º de maio, com apoio da Prefeitura de Petrópolis e das forças de segurança da cidade, acontece em Petrópolis, o Congresso Eucarístico, com atividades pela manhã, dividida em quatro locais: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Decanato São Pedro de Alcântara); Colégio Santa Isabel (Decanato Nossa Senhora do Amor Divino); Colégio Nossa Senhora do Amparo (Decanato São José de Anchieta); Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Decanato Santa Teresa D’Ávila). A tarde, a partir das 14h acontece a Procissão Eucarística, saindo do Relógio das Flores, passando pela Rua do Imperador, indo para a Catedral de Petrópolis, encerrando-se com a missa, presidida pelo bispo diocesano.
Leia também
-
Concilia Petrópolis prorrogado até dia 18 de dezembro
-
Rodoviários recebem atualização dos protocolos de inundação em Petrópolis
-
Defesa Civil não registra ocorrências em decorrência da chuva e mantém monitoramento
-
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
-
Prefeitura promove Conferência da Defesa Civil com balanço de obras de contenção e lançamento dos planos Verão 2024/2025 e Municipal de Redução de Riscos