Objetivo é conscientizar os integrantes sobre a importância do trabalho de prevenção aos incêndios florestais
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou a capacitação sobre as causas, consequências e a importância da prevenção aos incêndios florestais. O encontro reuniu os integrantes dos Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs). O objetivo é sensibilizar e informar sobre como agir em situações de incêndios florestais que podem ocorrer devido ao período de estiagem.
“Essas ações de sensibilização cumprem uma função muito importante, pois os integrantes dos Nudecs não apenas sabem como proceder, mas também podem multiplicar as informações para vizinhos, parentes e amigos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O treinamento teórico, que foi ministrado pelo diretor operacional da Defesa Civil, tenente-coronel Marcelo Abreu, e pela diretora de projetos da Defesa Civil, a tenente Camila Nunes, discorreu sobre as principais consequências dos incêndios florestais para o solo e para a vegetação, e as formas de preveni-los. “Ações de conscientização como essas permitem explicar para a população sobre a ligação direta entre incêndios florestais e deslizamentos”, afirmou Abreu.
Além das ações de causas, impactos e prevenção, o diretor operacional destaca a importância das rondas preventivas realizadas pela secretaria: “Essas rondas têm um papel de suma importância nas ações de prevenção uma vez que as equipes tentam identificar os focos de incêndios florestal no início, de forma que não se transformem em eventos de grandes proporções”, complementou.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, afirmou que as capacitações e as demais ações de prevenção corroboram para que os moradores consigam entender os riscos dos incêndios: “São ações de conscientização da população para que não tenhamos incêndios florestais causados por ação humana. Nós tivemos no total aproximadamente cem inscritos, e esses eventos aconteceram em duas semanas no mês de abril”, concluiu.
Leia também
-
MPRJ ajuíza ação para que Petrópolis regularize com urgência a coleta de lixo no município
-
Diocese de Petrópolis apoia iniciativas do Movimento Empresarial Petrópolis 2030
-
Balcão de Empregos: mais 56 vagas para esta semana
-
Prefeitura inaugura base do Samu no Meio da Serra
-
Vereadores realizam reunião para esclarecer crise na coleta de lixo e medidas adotadas pela COMDEP