Um fim de semana com muita agitação cultural marcou o feriado no 3º distrito de Inconfidência. O Sebollas Cultural, que é um dos maiores destaques da agenda sul-paraibana, chegou a sua sétima edição arrastando uma multidão durante os três dias de festa, movimentando a economia e atraindo turistas. Apresentações artísticas de diversos segmentos conduziram os três dias de festa, que iniciaram no feriado de Tiradentes.
As festividades começaram no dia 21, sexta-feira, com a tradição da celebração da Santa Missa, seguida da solenidade dos desfiles cívicos. A cerimônia foi acompanhada do discurso oficial da chefe do executivo e representantes do poder legislativo.
“Hoje eu sinto que Paraíba do Sul está vivendo um novo momento. Um momento com mais clareza. Eu tenho um ideal de ver Paraíba do Sul crescer, prosperar, ser uma cidade referência, uma cidade limpa e organizada. Quem dera que nós tivéssemos como fazer tudo ao mesmo tempo. Mas tem um critério: o de prioridade. E é desta forma que gente tem buscado administrar. Por isso é importante termos nos elegido com independência política, podendo fazer o que é melhor para o povo e não aquilo que um grupinho político determina”, disse a prefeita Dayse Onofre.
A programação musical mesclou o pop rock, forró, MPB e potências do sertanejo regional, além de apresentações culturais como folia de reis, capoeira e dança cigana. Estiveram disponíveis durante todo o evento barracas de comidas típicas e produtores locais, com doces e cervejas artesanais. Artesãos regionais expuseram seus trabalhos durante todo o decorrer do evento na feira “Sebollas é Agro”.
MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA
Essa série de eventos que marcam a abertura do segundo semestre do ano movimentam significativamente a economia sul-paraibana. Além da ocupação da rede hoteleira local, turistas e munícipes aquecem a economia com o consumo nos bares, restaurantes, lojas, feiras e centro de artesanato.
Todo esse capital aplicado retorna como renda para os comerciantes e emprego, movimentando ciclicamente a produtividade econômica municipal.
INAUGURAÇÃO E PRÓXIMAS CONQUISTAS
Aproveitando as comemorações no distrito, a prefeita do Município, Dayse Onofre, inaugurou a Academia Ao Ar Livre. A obra, que é um desdobramento de uma série de reformas no distrito, quebra um hiato de quase 20 anos sem melhorias, com exceção da revitalização do Museu Sacro-Histórico de Tiradentes, que também foi entregue pelo atual governo nos anos de 2022.
A prefeita também aproveitou a oportunidade para anunciar novas conquistas para o município. Com o nome limpo pela primeira vez, o município agora está apto para receber investimentos em diversas áreas. Inicialmente, a prefeita empregará recursos nas áreas de segurança, iluminação pública e no agronegócio.
MOVIMENTAÇÃO TURÍSTICA
O Museu Sacro-Histórico de Tiradentes, que reúne grande acervo sobre a vida e morte do mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, teve seu funcionamento estendido durante os dias de festividade. Seus patrimônios históricos e culturais atraem turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo durante o ano inteiro, fortalecendo o fluxo nessa época.
Leia também
-
Prefeitura do Rio apresenta projeto ambicioso, nos moldes do “Porto Maravilha”, para região do Sambódromo
-
Angra dos Reis: procissão Marítima com inscrições abertas até 23 de dezembro
-
Estado inaugura base do Segurança Presente em Guapimirim, a 50ª no estado
-
Bilhete de metrô para o Réveillon do Rio será digital, em QR Code
-
Estado entrega drones para a Operação Lei Seca com o objetivo de flagrar motoristas que tentam escapar da fiscalização