O estabelecimento foi transferido para o Terminal Centro; comerciantes comemoraram medida
Foi concluído neste domingo (28) o processo de demolição de uma construção onde funcionava um bar na calçada da Rua Paulo Barbosa, no Centro. O comerciante foi transferido para a Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina, em espaço maior e com melhores condições de trabalho. A ação, uma cooperação entre o município e a iniciativa privada, vai ampliar o espaço para o fluxo de pedestres e permitir a revitalização de uma das principais vias da região central.
A iniciativa privada, responsável por financiar a demolição e o novo espaço, será a principal responsável por todo o processo, garantindo que as obras de revitalização do espaço sejam realizadas de acordo com os órgãos de preservação e tombamento. “Nosso objetivo é zelar pela cidade e garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um espaço público de qualidade, seguindo as normas e a legislação”, disse o secretário de Planejamento e Orçamento, Felippe Augusto Rocha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da CPTrans, Thiago Damaceno destacou a importância do projeto e a preocupação da administração municipal em oferecer melhores condições para o comerciante e minimizar os efeitos negativos causados pela demolição. “Esperamos que essas ações impulsionem a economia e contribuam para o desenvolvimento sustentável da cidade, tornando a região um local mais atrativo para todos os envolvidos”, disse.
Comerciantes e pedestres comemoram liberação da calçada
A demolição da estrutura é um dos pontos de partida para a revitalização da Paulo Barbosa. Com isso, comerciantes, moradores e frequentadores da área comemoram e já estão na expectativa: eles acreditam que a liberação da calçada vai gerar um aumento no fluxo de clientes, além de mais conforto para os transeuntes.
“Agora, finalmente os clientes poderão caminhar tranquilamente. Isso certamente vai melhorar a vendas na loja onde trabalho e ganho comissão”, afirmou a Maria Angélica Gomes, vendedora de um comércio local.
Para a comerciante Loize Fernandes, proprietária da Ortofarma Rede Inova, a retirada da estrutura e a revitalização do espaço será um passo muito importante para os comerciantes da área. “Nosso movimento vai aumentar, pois teremos calçadas mais amplas. A expectativa é muito positiva. Um espaço mais bonito e mais cuidado vai valorizar muito. Estou muito feliz com esse acontecimento e muito ansiosa pelo novo projeto de revitalização. Todos nós comerciantes estamos. Vamos continuar em contato com o pessoal do Caçulinha Bar, agora em um espaço melhor”, relatou.
Os pedestres também expressaram sua satisfação com a decisão da prefeitura.
“Sou morador da Rua Santos Dumont e passo frequentemente por esse local. Era um verdadeiro desafio andar por trás dessa estrutura. Era apertado, escuro, a gente acabava se arriscando e passando pela rua. Acho que todo mundo em algum momento já fez isso, passou pela rua, para não andar por trás da estrutura. Agora, finalmente, vamos poder andar com mais segurança e conforto”, disse Reinaldo Gomes.
Novo espaço com mais infraestrutura para o comerciante
O comerciante Dirceu Pereira de Souza, mais conhecido como Caçulinha, afetado pela remoção do antigo estabelecimento, recebeu um novo espaço, com instalações maiores e infraestrutura adequada, no Terminal Rodoviário do Centro.
“O Caçulinha bar ficou na Rua Paulo Barbosa por muitos anos, criei meus filhos lá. Mudanças são sempre difíceis, mas acredito e tenho fé que essa mudança vai ser boa. Agora vou trabalhar nesse novo espaço que é maior, continuando sendo o Caçulinha Bar que todos conhecem e que faz parte da história dessa região. Espero que a revitalização daquele espaço seja realmente muito boa para todos”, disse o comerciante.
Leia também
-
MPRJ ajuíza ação para que Petrópolis regularize com urgência a coleta de lixo no município
-
Diocese de Petrópolis apoia iniciativas do Movimento Empresarial Petrópolis 2030
-
Balcão de Empregos: mais 56 vagas para esta semana
-
Prefeitura inaugura base do Samu no Meio da Serra
-
Vereadores realizam reunião para esclarecer crise na coleta de lixo e medidas adotadas pela COMDEP