A Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou nesta terça-feira (20/02) a implantação da Coleta Seletiva no comércio do Centro Histórico de Petrópolis. A partir de agora, os caminhões da Comdep vão percorrer as principais ruas do Centro para recolher os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, que não devem ser misturados ao lixo comum. A coleta vai acontecer de segunda a sexta, a partir das 09h.
“A nossa gestão tem a marca da sustentabilidade. A Coleta Seletiva é um dos programas que eu faço questão de acompanhar de perto. Então ficamos muito felizes em poder reorganizar o setor e ampliar a coleta para o Centro, incentivando a reciclagem e diminuindo o impacto de materiais recicláveis descartados de forma irregular no meio ambiente”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Para garantir o sucesso desta ampliação, equipes do setor de reciclagem da Comdep percorreram os estabelecimentos comerciais do Centro para conversar com os lojistas e explicar como separar corretamente seus resíduos recicláveis e descartá-los de maneira adequada.
Os servidores também distribuíram materiais informativos sobre educação ambiental e o saco plástico transparente, onde os materiais recicláveis devem ser separados. O presidente da Comdep, Léo França, acompanhou a ação e entregou aos lojistas vassouras feitas de garrafas PET no galpão de reciclagem da Companhia.
“Levar a Coleta Seletiva para o Centro de Petrópolis é mais uma forma de reafirmar nosso compromisso em cuidar do Meio Ambiente e, sobretudo, com a limpeza da nossa cidade”, disse Léo França.
Além da coleta seletiva feita de porta em porta, Petrópolis conta ainda com três ecopontos. Eles estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na agência Regional da Comdep, em Corrêas e em Araras, na Estrada Bernardo Coutinho. Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas também podem solicitar a coleta pelo telefone (24) 2235-8437.
Veja como realizar a separação dos materiais recicláveis:
PAPEL: Jornais e revistas, caixas em geral, aparas de papel, envelopes, cartazes velhos, caixa de pizza, cartolinas e papel cartão.
VIDROS: Potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos dos produtos citados, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), garrafas.
PLÁSTICO: Copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, potes plásticos, embalagens de produto de limpeza.
METAL: Tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo, embalagens de aerossóis.
Leia também
-
Prefeito eleito Hingo Hammes esclarece sobre a Lei de Contribuição Previdenciária e a responsabilidade de ajuste
-
Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 18 e 19 de novembro
-
Natal Premiado Bramil começou e sorteará dois carros 0km e vales-compras de R$ 300
-
Prefeitura reforça importância de participação do novo governo no plano de recomposição do Fundo Previdenciário
-
A Diocese de Petrópolis celebra o Dia Mundial dos Pobres com ações sociais