Divulgação

Mobilidade em Itaipava entra na pauta do governo com reivindicações da UNITA

Associação empresarial apresenta propostas para melhorias viárias no distrito e encontra abertura para diálogo com a Prefeitura e CPTrans

Com uma população flutuante de veranistas e turistas, Itaipava se destaca não apenas como polo gastronômico e hoteleiro, mas também como um eixo econômico fundamental para a cidade. No entanto, a infraestrutura viária do distrito não acompanhou esse crescimento, e os gargalos de mobilidade se tornaram um desafio para moradores, visitantes e comerciantes. A pauta de soluções para mobilidade foi levada à gestão Hingo Hammes pela Unita – Unidos por Itaipava. A associação, formada há seis meses, encontrou abertura para o diálogo sobre melhorias na mobilidade do distrito apresentadas em um primeiro encontro, esta semana, com o governo municipal que se desdobrará em outras reuniões, técnicas, com a CPTrans. Na ocasião, foi entregue um documento, elaborado pela entidade, com identificação de problemas e propostas de solução.
Só pela Estrada União e Indústria, principal via para o distrito, são mais de 25 mil veículos transitando diariamente em todo o trecho da rodovia que passa por Petrópolis. Vias secundárias, no entanto, também são pontos de atenção para que a mobilidade funcione no distrito. Entre as demandas prioritárias da associação levadas ao governo estão novos acessos, melhorias em rotatórias e sinalização na União e Indústria, além da recuperação de vias estratégicas.
O trecho do Trevo de Bonsucesso é um dos pontos críticos apontados, criando um gargalo que impacta diretamente a fluidez do tráfego e a experiência de quem chega à região e penalizando o morador. A UNITA também defende a requalificação da rotatória do Bramil, apontada em estudo da COPPE/UFRJ como um dos principais gargalos viários da cidade.
“No caso da União e Indústria, evidentemente, sendo uma rodovia federal, ela precisa de intervenções da União, mas governos locais precisam fazer esta interlocução levando projetos e propostas de soluções que também consideram o perímetro urbano. Nosso papel é apontar e pontuar sobre as demandas e ser uma voz ativa na reivindicação de soluções”, afirma o presidente da Unita, Alexandre Plantz.
Na primeira reunião entre a associação, CPTrans, Secretaria de Obras e outros órgãos do governo, encontro com a presença do prefeito Hingo Hammes, o movimento empresarial entregou uma pauta de reinvindicações. “Procuramos ser proativos e também identificamos possíveis obras e intervenções. Temos um grupo técnico, voluntário, formado por engenheiros e arquitetos identificando soluções”, aponta Fabricio Santos, secretário da entidade.
Na ocasião, a CPTrans pontuou sobre ações imediatas, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, como a instalação de balizadores em faixa contínua na União e Indústria em Itaipava, na altura do número 11.390, para impedir ultrapassagens e manobras proibidas. “É um período de testes e também vamos observar a evolução pretendida”, completa Fabrício Santos.
Com a nova licitação da BR-040 prevista para abril, a associação vê a oportunidade de incluir pautas como novo acesso desta estrada e a BR-495 (Estrada Philúvio Cerqueira) como item a ser integrado ao PER (Plano de Exploração da Rodovia) “Itaipava tem um papel estratégico no turismo e na economia de Petrópolis e a falta de infraestrutura tem limitado a mobilidade. Nossa proposta é transformar a circulação urbana em um vetor de desenvolvimento sustentável para o distrito”, afirma Alexandre Plantz, presidente da UNITA.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: