A cidade de Cabo Frio, será novamente anfitriã de um dos principais encontros sobre gestão ambiental do país. De quinta-feira (8) a sábado (10), a Praia do Peró receberá o Workshop Nacional Bandeira Azul, evento que reunirá gestores públicos, especialistas em meio ambiente e representantes de diversos setores ligados ao turismo sustentável.
O encontro visa aprofundar o debate sobre boas práticas nas zonas costeiras, com foco nos critérios do Programa Bandeira Azul — selo internacional que reconhece praias e marinas comprometidas com a qualidade ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. A Praia do Peró ostenta essa certificação há oito anos consecutivos, sendo referência nacional em conservação e gestão costeira.
Ao longo dos três dias de evento, a programação inclui painéis temáticos, oficinas, palestras e uma visita técnica. Entre os assuntos em destaque estão economia circular, enfrentamento ao lixo no mar, turismo responsável, adaptação climática, gestão territorial e educação ambiental.
A abertura do workshop acontece na quinta-feira, com um painel sobre economia circular e soluções para resíduos nas praias, seguido de debates sobre riscos à fauna costeira e desafios das mudanças climáticas. No mesmo dia, será lançado o programa “Ondas do Futuro”, voltado à conscientização ambiental.
Na sexta-feira (9), os destaques da programação incluem a participação da coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, e do representante do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Schmitz, que abordarão temas como economia azul e turismo sustentável. Também estão previstas oficinas ambientais e uma feira de expositores com iniciativas e produtos da região.
O encerramento será no sábado (10), com uma visita técnica à Praia do Peró e a trilha ecológica no Morro do Vigia, que liga as praias do Peró e das Conchas. A atividade visa proporcionar uma experiência prática de integração entre natureza e preservação ambiental.
Além dos debates e atividades formativas, o workshop também abrirá espaço para a apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes da Escola Municipal Evaldo Salles, como o “Pesca Fantasma”, voltado à remoção de materiais de pesca abandonados, e pesquisas sobre espécies da restinga local.
Fonte: Portal Lagos Informa
Leia também
-
Viação Teresópolis anuncia novos horários para Barra da Tijuca e Petrópolis
-
Parque Natural Municipal Barão de Mauá é inaugurado em Magé e se torna símbolo de recuperação ambiental na América Latina
-
Casimiro de Abreu sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região dos Lagos
-
Estado emprega mais tecnologia e reforça patrulhamento ostensivo para garantir a segurança no show da Lady Gaga
-
Festival de Churros de Teresópolis vai até o dia 23