Divulgação

Última semana do Festival de Inverno de Petrópolis leva música a cenários icônicos da cidade com entrada franca

Neste último fim de semana da 23ª. edição do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis, com produção e realização do Instituto Dell’Arte, espaços históricos da cidade como o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Casa Stefan Zweig e Palácio de Cristal vão receber concertos e recitais de alta qualidade artística, sempre com entrada franca.

A programação do 23º. Festival de Inverno de Petrópolis continua na quinta-feira, dia 24, com duas apresentações no Museu Imperial: às 12h na abertura da Série “Concertos ao Meio-Dia” com Daniel Burlet, Patrícia Glatzl & Silas Barbosa. Daniel Bourlet é um pianista que coleciona prêmios internacionais, incluindo concursos na Espanha e na Itália. Patrícia Glatz atua como solista de orquestras, camerista, e também é professora de piano e musicalização para crianças e adultos. Silas Barbosa é pianista e pesquisador, detentor de 18 premiações em concursos de piano e fará o acompanhamento orquestral do concerto. No programa, Concerto nº 2 para piano e orquestra, Op. 102 de Dmitri Shostakovich e Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op. 54 de Robert Schumann.
Já a Série “Concertos à Luz de Velas” apresenta, às 18h30m, no Pavilhão das Viaturas, o Ensemble Phoenix, formado por Myrna Herzog (viola da gamba e direção musical), Laura Rónai (flauta transversa barroca), Roger Ribeiro (violino barroco) e Eduardo Antonello (cravo). Especializados em performance barroca e com diversos prêmios, o conjunto apresenta o programa “Conversa Galante: a música dos saraus”, interpretado com instrumentos de época. A proposta é reviver as apresentações musicais que marcaram a vida social e cultural do Rio de Janeiro.
Sexta-feira, dia 25, é dia de dose dupla de música no Museu Imperial. Ao meio-dia, o trio de pianistas Daniel Bourlet, Patricia Glatz e Silas Barbosa volta a apresentar o Concerto nº 2 para piano e orquestra, Op. 102 de Dmitri Shostakovich e Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op. 54 de Robert Schumann na Série “Concertos ao Meio-Dia”.
Às 18h30m, é a vez da Série “Concertos à Luz de Velas” receber o Duo Ceccato & Béchemin, formado pela flautista brasileira Sofia Ceccato e pelo fagotista francês Simon Béchemin. No programa, um percurso musical que une o clássico e o popular, com obras que vão de Bach e Villa-Lobos a Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.
Sábado, dia 26 de julho, o Museu Imperial inicia a programação com o Trio Portato dentro da Série “Concertos ao Meio-Dia”. Formado por Geisa Felipe (flauta), Kayami Satomi (violoncelo) e Aleyson Scopel (piano), o grupo dedica-se à música de câmara. No Programa, Pièce Romantic de Gaubert P., Adagio e Allegro Op.70 para violoncelo e piano de Schumann, R. (1810-1856), Nocturne para flauta e piano de Barrère G., Premier Trio em Sol maior de Debussy. C. E às 18h30m o Sarau Imperial será apresentado no Pavilhão das Viaturas, também no Museu Imperial.
Também no sábado, às 18h, o Museu Casa Santos Dumont recebe a Série “Festival nas Casas Históricas” com Duo Prevatto & Do Carmo. Formado pelo violonista Tácio Prevatto e pelo flautista Erick do Carmo, o recital apresenta um panorama da música européia. No repertório, compositores do barroco Ibérico como Carlos Seixas e Antonio Soler; do alto Barroco, como J.S Bach e Georg Philipp Telemann e Christian Gottlieb Scheidler, representando o Classicismo.
O domingo de encerramento promete ser um dos pontos altos do festival, com atrações em diversos locais e horários. A Série “Concertos ao Meio-Dia” no Museu Imperial terá como atração Hugo Pilger & Tibor Fittel. O violoncelista e o acordeonista apresentam uma combinação sonora inusitada, entre dois instrumentos de origens distintas. O programa inclui obras consagradas como o Arioso de J.S. Bach, a Chanson Triste de Tchaikovsky, Milonga sin Palabras do argentino Astor Piazzolla, entre outras. A música brasileira também está presente, com a valsa Yara, de Anacleto de Medeiros, e duas composições de Heitor Villa-Lobos: Canção do Amor e Melodia Sentimental.
O Concerto de Encerramento será com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, às 16h, no Palácio de Cristal. Reconhecida por sua performance e compromisso social, com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins, e regência do maestro Daniel Oliveira. A formação, composta por jovens músicos atendidos pelo projeto social Orquestrando a Vida, oferece a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a oportunidade de acesso gratuito à educação musical e à prática orquestral. A orquestra leva o nome de Mariuccia Iacovino, renomada violinista e professora brasileira, cuja carreira e legado inspiram o projeto.

O Duo Santoro, formado pelos irmãos Paulo e Ricardo Santoro, dois dos mais expressivos violoncelistas da cena musical brasileira, se apresenta às 16h na Casa Stefan Zweig, na Série “Festival nas Casas Históricas”. Reconhecidos pela dedicação à difusão do repertório nacional, o repertório traz obras de compositores contemporâneos e consagrados como Luiz Pardal (As Asas São Sempre Leves), Monique Aragão (O Feitiço da Lua), Alexandre Schubert (Casario de Minas) e Ernani Aguiar (Bifonia nº 6 “Santoros”). O concerto encerra com clássicos da MPB: O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos; Carinhoso, de Pixinguinha; a animada Suíte Nordeste, de Anderson Alves; e o irresistível choro Brasileirinho, de Waldir Azevedo.
O 23º Festival de Inverno de Petrópolis se despede em grande estilo com um recital especial às 18h30m, no Museu Imperial, dentro da série “Concerto à Luz de Velas”, e reúne os músicos Daniel Guedes no violino e Marina Spoladore ao piano. O duo interpreta obras de repertório clássico e popular em um ambiente intimista e à meia-luz. O recital de Daniel Guedes e Marina Spoladore no Museu Imperial reafirma o compromisso do Festival de Inverno de Petrópolis com a qualidade, com o apoio aos jovens talentos e com a formação de novas plateias para a música clássica.
Todos os eventos do Festival têm entrada gratuita, mediante a doação de itens de higiene e limpeza para a “Campanha da Solidariedade”. Os ingressos devem ser retirados pelo site Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/fipet. A madrinha da Campanha de Solidariedade deste ano é Lucy Rizzo, uma das pioneiras da benemerência em Petrópolis.

Segundo o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, “O Festival de Inverno é mais do que um evento tradicional do nosso calendário, é uma verdadeira celebração da identidade cultural de Petrópolis. Ao longo de suas edições, o festival tem cumprido um papel fundamental na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento do turismo e da economia criativa. Seguimos firmes no compromisso de promover uma cidade viva, pulsante e aberta à arte em todas as suas formas”.

O Festival de Inverno é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, FUNARJ, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura e Instituto Dell’Arte, com produção da Dellarte e apoio da Mitra Diocesana de Petrópolis, Museu Imperial, Museu Casa Santos Dumont e Casa Stefan Zweig.

23º. FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS
De 17 a 28 de julho
Locais: Catedral de São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal e a Casa Stefan Zweig
Todas as atrações têm entrada gratuita
É necessário retirar o ingresso gratuito pelo site Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/fipet
Ingressos reservados online serão válidos até 15 minutos antes do início do concerto. Após esse horário, serão liberados para o público presente
Programação sujeita a alterações
Mais informações: www.dellarte.com.br
Classificação livre

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: