CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Na tarde da última quarta-feira (29), a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Chitão (PL) que institui o programa de saúde bucal na rede pública municipal de ensino de Petrópolis.
O objetivo é reduzir os índices de problemas dentários por meio de desenvolvimento do hábito da higienização bucal diária entre os alunos, o ensino da técnica correta de escovação e do uso regular do fio dental. Além disso, a proposta oferecerá palestras, debates, distribuição de impressos educativos, exibição de filmes e exposições práticas.
Segundo o vereador, tais medidas são fundamentais e devem ser acompanhadas da visita ao cirurgião-dentista periodicamente para que o tratamento da saúde bucal não seja apenas resolutivo, mas sim preventivo. ‘”É preciso ter um incentivo por parte do poder público no que tange a saúde bucal de nossas crianças do município. Este é um problema de saúde pública que deve contar com medidas que atendam efetivamente as necessidades da população”, explica.
Ainda de acordo com o texto, as ações governamentais para implantação do Programa, poderão ser desenvolvidas em parceria com faculdades de odontologia e organizações não governamentais.
Marcelo Chitão também comenta que, segundo estudos, a saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral em todas as idades. Segundo dados do Ministério da Saúde, 88% da população brasileira tem cárie e o número é ainda mais preocupante entre as crianças.
“É fundamental que as instituições de ensino contem com um profissional para avaliações periódicas nas crianças, além de ensinar os devidos cuidados com higiene bucal, como a escovação, para manter um organismo saudável”, finaliza o vereador.
O projeto segue para sanção da Prefeitura.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: