Foto: Ascom PMP

Instituições da cidade fazem reunião em prol da segurança nas escolas

Prefeitura, Ministério Público estadual, 105ª Delegacia de Polícia, 26º Batalhão de Polícia Militar e representantes das escolas estaduais e das escolas particulares em Petrópolis se reuniram no fim da tarde de segunda-feira (10). Em pauta, a segurança das escolas de Petrópolis.
O encontro, promovido de forma virtual pelo Ministério Público, serviu para que as instituições fizessem um balanço do dia nas escolas da cidade. Isso porque, no último fim de semana, foram registradas nas redes sociais ameaças de ataques a escolas de Petrópolis.
“Não tivemos nenhum incidente nas escolas. No fim de semana, assim que soubemos das ameaças, tomamos medidas de curtíssimo prazo, que foi o reforço no patrulhamento nas escolas, por meio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, o que aconteceu na segunda e na terça-feira”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.
A secretária destacou também que a solução para a violência nas escolas não passa somente pelo patrulhamento e pelo policiamento nas unidades. Uma série de outras medidas, de curto, médio e longo prazo, estão sendo tomadas pela Prefeitura: investimentos na Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal; alinhamento das câmeras das escolas no Cimop (Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis); programa de combate ao bullying; o Programa Petrópolis da Paz, de solução de conflitos também no ambiente escolar; entre outras iniciativas.

Cidade terá grupo multidisciplinar de combate à violência escolar
Mais cedo, na manhã de segunda-feira (10), durante reunião do secretariado do governo municipal, o prefeito Rubens Bomtempo havia anunciado a criação de um grupo multidisciplinar de combate à violência escolar.
O grupo envolverá Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, outros órgãos municipais, o Poder Judiciário, o Ministério Público, o terceiro setor, entre outras entidades. O objetivo é que o grupo pense em estratégias não só de patrulhamento, mas também na área da cultura, por exemplo.
Na reunião do fim da tarde, do Ministério Público, os participantes comentaram o anúncio do prefeito e aprovaram a medida.
“A iniciativa do grupo de trabalho é excelente. Eu acho que é o caminho. A violência nas escolas não é só um problema de Petrópolis, é um problema mundial. É uma questão complexa. Estou à disposição para participar das reuniões”, disse Vanessa a promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: