O Centro Cultural Estação Nogueira vai receber, a partir do próximo domingo (16), a mostra “Painel de Cerâmica na Cidade Imperial”. Com o tema “Transporte e Independência”.
Idealizado pela artista plástica e ceramista Rane Bessa, três painéis de cerâmica vão promover a memória da Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil.
A exposição será permanente e as peças contarão com QR Code com áudio descrição das imagens e o texto da curadora em libras. Além do circuito de painéis, um mini doc captado e editado por Sophia Azara traz imagens dos bastidores da execução da mostra, bem como a importância da parceira com o Centro Cultural Estação Nogueira. Após a sua inauguração, durante o mês de abril, visitas guiadas com alunos da rede pública de ensino do município de Petrópolis, serão realizados pela curadora Patrícia Pedrosa.
O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2.
Sobre a ferrovia
Saindo da estação de Guia de Pacobaíba, no porto de Mauá, a ferrovia foi inaugurada em 30 de abril de 1854 pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, que mais tarde ficou conhecido como Visconde de Mauá, e pretendia ligar a cidade do Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba e, mais tarde, a Minas Gerais. O objetivo da ferrovia era facilitar o transporte de produtos e mercadorias, em especial o café.
Leia também
-
Petrópolis recebe apresentação inédita do grupo Tango Revirado
-
Casa de Portugal de Petrópolis se prepara a tradicional festa de portuguesa
-
Jonathan fará única sessão no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis
-
Exposição “Jardim das Delícias” na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura
-
Thunderbolts estreia no Cinemaxx Mercado Estação ao lado de sucessos como Minecraft e O Contador 2