Iniciativa estabelece procedimentos nas ações de prevenção, preparação e resposta durante o período de estiagem
O prefeito Rubens Bomtempo lançou o Plano de Contingência para o inverno deste ano. O plano começou a ser revisado no início de 2023 e vai estabelecer os procedimentos a serem adotados nas ações de prevenção, preparação e resposta do município durante o período de estiagem, época do ano em que são registrados baixos índices pluviométricos e baixa umidade relativa do ar.
Ao lado do secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers, o prefeito destacou a relevância do apoio da Defesa Civil ao Corpo de Bombeiros. “Cada vez mais a população tem se apropriado disso, tanto através dos boletins de risco de incêndios que são diariamente publicados quanto por meio das ações de conscientização já realizadas. Capacitamos, por exemplo, mais de 100 lideranças comunitárias e distribuímos informativos nas áreas mais suscetíveis a incêndios florestais. Durante o período de estiagem, é primordial que a população passe por um processo de sensibilização para que possamos reduzir os danos causados ao município por eventos relacionados ao período de estiagem”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reúne ações de mais de 40 entidades, entre órgãos e agências, que atuam de forma integrada para tornar as operações mais rápidas e coordenadas. O plano contará com as equipes da Defesa Civil nas Rondas Preventivas, na emissão diária de Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação e no apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas.
O planejamento para o período de inverno reúne ações que visam a identificação e mitigação de riscos, além da orientação à população, conforme destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers: “O Plano Inverno 2023 foi desenvolvido de forma integrada, onde todos os envolvidos puderam contribuir para uma resposta eficiente. É importante ressaltar que este Plano de Contingência é uma diretriz para a coordenação das ações e tomada de decisão, podendo sofrer alterações em função da magnitude do evento”.
Leia também
-
Hingo Hammes participa de reunião no Ministério dos Transportes para tratar sobre a licitação da BR-040
-
Estado endurece penas contra desmatamentos e queimadas e premia os municípios por aplicação de políticas ambientais
-
Natal Solidário: saiba como doar brinquedos novos e usados
-
Hingo Hammes apresenta novos nomes para o secretariado
-
UNITA e NovaMosanta se unem para buscar soluções para Itaipava