Montanhistas filiados às principais entidades do setor no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil estão protestando contra o projeto de terceirização dos serviços no Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Parnaso, uma das maiores unidades de conservação do Brasil e que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim.
Segundo o projeto, toda a área de visitação do Parnaso passaria a ser gerida por uma concessão pelo período de 30 anos. A empresa responsável ficaria responsável ainda por todo o patrimônio cultural, pelas trilhas, acessos e cobrança de ingressos a locais como o Dedo de Deus entre outras atrações.
Usando as redes sociais, entidades como FEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) e a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) se posicionaram totalmente contra o projeto e algunas manifestações já estão ocorrendo. Alegando falta de transparência e principalmente de debate público sobre o assunto, eles pedem que o projeto seja revisto para que “o Parnaso não vire um grande shopping center”.
Em outubro de 2022, uma manifestação na portaria do parque, em Teresópolis, juntou dezenas de adeptos do esporte, num grande abraço ao Parnaso.
A FEMERJ reivindica diálogo e que alguns pontos sejam observados durante o processo: oportunidade para pequenos empreendedores (principalmente moradores desses locais), que seja garantida a pesquisa científica envolvendo a flora e a fauna nativa e que seja discutida uma política justa de preços para que o parque seja acessível a todos. A entidade pede ainda que acessos a carros e pessoas às áreas mais sensíveis seja controlado.
O Projeto
Segundo a ICMBio, responsável pela administração do local de todo o parque, o processo de concessão prevê serviços aos visitantes como cobrança de ingressos em locais onde hoje ainda não há, estacionamento, café, bares, restaurantes, lojas de souvenirs e de materiais esportivos entre outros.
O ICMBio informou que o projeto de concessão do Parnaso está em fase de consulta pública e que haverá audiências para discussão dos temas propostos.
Leia também
-
Acúmulo de lixo em Itaipava agrava crise de limpeza urbana e UNITA pede providências imediatas
-
MPRJ ajuíza ação para impedir o fechamento de maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios
-
Balcão de Empregos: mais 56 vagas para esta semana
-
Concurso Miguel Pereira RJ terá oferta de 91 vagas
-
APPO inicia arrecadação para Cesta de Natal que beneficia 60 famílias em vulnerabilidade social