Após 7 anos consecutivos, a mostra coletiva Profissão Artista chega ao fim nessa sexta-feira, 31/10/2025, em evento inédito no Centro de Cultura Raul de Leoni.
Com a temática “Territórios Urbanos” reúne obras de 21 artistas renomados e permanentes nas galerias do município: Adriana Saory, Aline Klem, Augusto Herkenhoff, Barbara Iung, Camilo Moreira, Claudio Copello, Daniela Versiani, Doug, Edu Pessanha, Igor Holderbaum, Isabela Bentes, Josiana Oliveiras, Jarbas Paullous, Li Araujo, Letícia Kling, Marccos Junior, Margareth Mattos, Matheus Batista, Renata Vasconcellos, Victoriano Resende e Victor Silva. A curadoria é de Isabela Bentes.
Durante as quatros semanas no Centro de Cultura Raul de Leoni, “Territórios Urbanos’, contou com a visita guiada de estudantes da Escola Pedro II e Colégio Ipiranga, em ação do professor e artista expositor Cláudio Copello: “Unir os jovens à experiência de conhecer galerias profissionais é fundamental para o processo de criação e compreensão da arte por parte desses novos olhares que chegam ao mundo com suas ideias, florescendo no impulso criativo”.
Jarbas Paoullos, com 50 anos de trajetória artística, compôs a estrutura central “Luxo no Lixo” e, também recebeu os jovens das escolas: “É importante para os artistas com pensamento crítico conquistar os espaços urbanos, ocupar as galerias, trazer a realidade, às vezes dura para locais em que os visitantes possam refletir sobre a aridez sem perder o prazer de estar em meio à arte”
Essa edição apresenta como diferencial a finissage com Sarau de música e o lançamento do último documentário produzido por Gregori Bastos.
Os músicos Marccos Jr e Celso Bj se apresentarão no espaço coletivo do Centro de Cultura, entrada da Van Dick às 19h; já o documentário será exibido, posteriormente na Sala Humberto Mauro. Artistas de diferentes gerações e concepções musicais, trarão degustação com dois sets dinstintos: uma viagem pelos espaços urbanos, apresentando uma peça de choro e som de música experimental.
Grande expectativa se reúne em torno do documentário sobre o Segmento de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura. Gregori Bastos, acompanhou todo o processo, entrevistou artistas e registrou, poeticamente, um momento pouco conhecido pelo público: a montagem de uma exposição profissional de artes visuais. “Ainda não tinha realizado um documentário sobre esse Segmento que marcou Petrópolis com sua participação incessante na última década. Não poderia perder a oportunidade com essa temática “Territórios Urbanos”. Assim, apresento um pouco da luta do artista independente, cena da qual me integro há muitos anos”
Maria de Paula, frente a MariGaia Cultural, compôs a produção junto à equipe colaborativa do Segmento. Representante do único Ponto de Cultura de Artes Visuais de Petrópolis, com direção de Bentes, vê de forma muito positiva essa edição: “Foi possível unir artes visuais com áudio visual, cênicas e música, o que tem sido nossa proposta na cena artística do municipio”.
Em sua percepção é o desaguar de um trabalho de muitos anos: “Foi uma gestão de resistência e manutenção das conquistas, possibilitando a continuidade dos esforços construídos desde 2013. Além disso, trouxe novas propostas de ocupação de lugares alternativos e arejou o coletivo, integrando jovens artistas”.
O melhor exemplo dessa nova proposta do Segmento AV é o de Marccos Jr. Ele expõe pela primeira vez em galeria, com a obra Prisioneiro da Ilusão Digital e fará a apresentação musical encerrando esse importante momento da atual gestão do Conselho de Artes Visuais do CMP: “Tive a primeira oportunidade de expor numa galeria e aconteceu ao lado de artistas consagrados com montagem e curadoria profissional. Uma experiência única ver minha obra exposta nesse contexto. E ainda fui convidado para encerrar o evento com meu cavaquinho, ao lado de Celso Bj, algo inesperado”, declara Marccos que foi aluno do Joãozinho do Cavaco, saudoso professor e cavaquista que formou centenas de artistas no município.
SERVIÇO:
ENTRADA GRATUITA
31/10/2025
HORÁRIO: 19H
LOCAL: CENTRO SE CULTURA RAUL DE LEONI
Leia também
-
Projeto Fomento à Casa de Cultura Afro Serra realiza última edição neste sábado (28) no Instituto Alliance
-
Inscrições estão abertas para o processo seletivo 2026 da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí/Fiocruz
-
UCP lança documentário sobre Petrópolis e sua relação com o acadêmico da ABL, Antonio Torres
-
Filme “Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto” – estreia em março
-
Faetec Cascatinha abre 40 vagas para curso de padeiro e 265 para outras áreas

































































